Educaçâo

River só será eliminado se tomar 4 gols na Copa do Nordeste

A notícia é animadora para a torcida do River, mas vale lembrar que estamos falando de futebol: todo e qualquer vacilo precisa ser evitado. 
O blog fez as contas e concluiu que o River só será eliminado se perder por 4 gols de diferença para a Juazeirense (BA), em Juazeiro, na última rodada da fase de grupos. 
Eliminada da Copa do Nordeste, a Juazeirense está na antepenúltima posição no Campeonato Baiano, sendo que os dois últimos são rebaixados. 
Restam três jogos para o time no estadual, um deles contra o lanterna Galícia, confronto direto de quem luta para não cair e na semana da partida da Juazeirense com o River. Não dá para imaginar que os baianos vão priorizar o Nordestão. 
Mesmo assim, todo cuidado é pouco. 
As contas
Aí você pergunta: Fábio Lima, como você chegou a esses números?
O River só se classifica como líder do Grupo C se o Sport perder para o eliminado Sampaio Corrêa (MA) - e talvez nem o torcedor maranhense acredite que isso vá acontecer.
Apenas três vice-líderes de grupos avançam para as quartas-de-final. Se são cinco grupos e o River já tem no mínimo a segunda posição garantida, resta que em outras duas chaves ninguém alcance o Galo, correto?
O Altos já ajudou o River empatando com o Fortaleza em 1 a 1, pelo Grupo B. O Leão cearense tem 7 pontos, pode chegar aos 10 do River, mas não alcança mais o Galo porque só pode alcançar duas vitórias - e o tricolor piauiense já tem três.
Ok? Resta um grupo. Vamos ao Grupo D. 
Itabaiana é líder, com 10 pontos. CRB vem logo atrás, com 8, e o CSA ainda tem chances, com 6. 
Na última rodada, o CRB recebe o Itabaiana. Empate ou vitória sergipana já classificam o River. Em caso de vitória dos alagoanos, o Itabaiana vira segundo colocado com 10 pontos, mas seu saldo de gols, que hoje está zerado, ficará negativo. 
Vamos supor que o placar temrine CRB 1x0 Itabaiana. Os sergipanos empatam em pontos e vitórias com o River, mas o Galo piauiense tem 3 gols de saldo positivo. O Itabaiana estaria caindo para menos um gol de saldo. 

E assim concluímos que, na pior das hipóteses, o River precisa perder por quatro gols de diferença para não ser superado pelo Itabaiana, se este perder apenas por 1 a 0 para o CRB. Quanto maior a vitória do CRB, mais gols o River precisa tomar para ser eliminado. 
Nos grupos A e E o River ainda pode ser superado por outros segundos colocados. Mas são três vagas para a próxima fase. E o Galo não precisa se preocupar com a posição entre os vice-líderes porque os confrontos das quartas-de-final serão definidos por sorteio.
Fábio Lima

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.