Educaçâo

Empresa responsável por impressão das provas do concurso da PM é investigada

O coronel Carlos Augusto afirmou que a empresa responsável pela impressão das provas do concurso da Polícia Militar do Piauí também será investigada. A primeira etapa do certame foi anulada pela Secretaria de Segurança Pública e o Nucepe , na manhã de hoje (22), depois de ter sido constatado o vazamento das questões.
Coronel Carlos Augusto
Coronel Carlos Augusto
“A empresa também está sendo investigada. Apesar de ser um serviço terceirizado, mediante contrato, não descartamos a possibilidade de investigar diante da situação de vazamento das questões. Logo a sociedade terá uma resposta”, afirmou o comandante, em entrevista ao Portal AZ, na tarde desta segunda-feira (22).
O Delegado Geral, Riedel Batista, confirmou ainda que as investigações continuam e não descartou novas prisões. Disse ainda que a Polícia Civil, através do Núcleo de Inteligência da SSP-PI e do Greco tem trabalhado para identificar indícios de fraudes em outros concursos.
O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), se manifestou por meio de nota na tarde de hoje (22).
Na publicação,o Nucepe destaca que não há indícios de participação dos servidores do órgão no vazamento das questões.
Confira a nota na íntegra:
O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), informa que, considerando denúncias de supostos vazamentos e fraudes relacionados à primeira etapa do Concurso para a Polícia Militar do Piauí, aplicada neste domingo (21), e pensando na garantia da lisura do certame, a prova será reaplicada. A decisão foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta segunda (22), entre representantes do NUCEPE, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Segurança do Piauí.
O NUCEPE enfatiza que não há indícios de que servidores do órgão estejam envolvidos na suposta tentativa de fraude e acrescenta que está colaborando com as investigações para que tudo seja esclarecido e os culpados, punidos. A reaplicação da prova objetiva a ser realizada, contará com um esquema ainda mais reforçado de segurança por parte das instituições parceiras, Polícias Civil e Militar, no intuito de prevenir o que o Núcleo classifica como quadrilhas de atuação nacional.
Em breve, um novo cronograma será lançado, comunicando as novas datas de realização da Prova Escrita Objetiva e demais etapas. O cronograma será amplamente divulgado para que todos os candidatos tomem conhecimento. O NUCEPE empreenderá todos os esforços de modo a garantir que a reaplicação ocorra com lisura e transparência, garantindo aos candidatos o êxito por mérito e não por meios ilícitos.
Entenda o caso
A Secretaria de Segurança e a Nucepe confirmaram na manhã desta segunda-feira (22), durante coletiva de imprensa, a anulação da primeira etapa do concurso para a Polícia Militar. 
O concurso teve 32 mil inscritos, concorrendo a 480 vagas ofertadas, e mesmo com forte esquema de segurança, foi constatado o vazamento da prova de português. 
Na próxima semana o Nucepe irá divulgar o novo cronograma para o concurso, sem abertura de novas inscrições.
“O importante é que a lisura do concurso está preservada. A prova será reaplicada e o concurso segue normalmente para mesmos candidatos que haviam feito inscrição. Na próxima semana iremos nos reunir para divulgar o novo cronograma”, afirma Pedro Soares, presidente da Nucepe.
Segundo o delegado geral Riedel Batista, o trabalho da Polícia Civil encontrou fortes indícios de tentativa de fraude. “Houve indícios de vazamento da prova, devido a isso a situação foi repassada para a Nucepe. Mostramos indícios de parte da prova, pelas investigações e depoimentos que colhemos ontem, a Nucepe decidiu anular a 1ª etapa da prova. Nós não podemos repassar mais informações, pois ainda estamos em investigação”, declara Riedel Batista.
De acordo com o secretário Fábio Abreu, 12 pessoas foram conduzidas para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Grego), acusados de tentativa de fraude no concurso.
“Todos foram autuados em flagrante, alguns já foram liberados depois de pagarem fiança. Entre os suspeitas estão pessoas que estavam inscritas no concurso e pessoas que não estavam participando do concurso. São pessoas do Piauí e também de fora do estado”, finaliza o secretário.
Portalaz

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.