Educaçâo

Novo radar da Strans flagra alta velocidade até 350 m de distância

A perigosa prática de motoristas de desacelerar o veículo ao se aproximar de um radar sinalizado pode estar com os dias contados em Teresina. Tudo porquê a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) está fiscalizando a nova velocidade das principais vias da capital com um radar semelhante a uma pistola, que consegue flagrar um motorista em alta velocidade a uma distância de 350 metros com nitidez total da placa do veículo.
De acordo com o coronel Jaime Oliveira, diretor de fiscalização do órgãos, a pistola tem um alcance de até 900 m, mas só pode estar presente em vias com placa sinalizadora de velocidade. Ao contrário do questionamento feito por internautas que compartilharam imagens da fiscalização no Whattsapp, o uso do equipamento é legal e está previsto  na resolução 396 do Contran, que declara que a autarquia de trânsito, no caso a STRANS, pode fazer essa fiscalização tanto através de radares fixos como móveis.
"Infelizmente ao longo de toda a via como você pode ver aqui na avenida Maranhão, há placas de sinalização de limite de 60 km, mas nós não temos a cultura de obedecer a legislação e as pessoas já sabem que o radar fixo está na altura do Corpo de Bombeiros. Então a pessoa desenvolve com velocidade bem superior e quando se aproxima do radar ele diminui para a velocidade da via e então nós iremos fiscalizar também fora desses pontos a fim de que nós possamos conscientizar o condutor que ele deve obediência a lei e só pode trafegar na via com a velocidade permitida", pontuou o coronel.
O agente  que opera o equipamento detecta a velocidade que está em excesso e enquadra o condutor nas seguintes penalidades: média, para quem conduz com velocidade de até 20% acima da determinada na via, grave para quem conduz acima de 20% até 50% e gravíssima para quem conduz acima de 50% da velocidade da via.
"O condutor da cidade de Teresina será fiscalizado e deve ter a consciência que ele só pode circular em toda a extensão da via com a velocidade permitida", concluiu.
Rayldo Pereira

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.