Educaçâo

Piauiense organiza exposição de 10 mil metros quadrados em São Paulo

Aos 31 anos, o piauiense Leno Veras conquistou espaços importantes em curadorias de arte no eixo Rio-São Paulo, e agora aguarda com expectativa a abertura da exposição "Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos", que será aberta ao público no dia 25 de maio, na Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Exposição será aberta na próxima quinta-feira (Fotos: Agência Ophelia)
Leno Veras é o co-curador da exposição que ocupa mais de 10 mil metros quadrados, com 750 obras de arte que fazem parte do acervo do Itaú Unibanco, considerado o maior acervo corporativo da América Latina e o oitavo maior do mundo.
Para o jovem, filho de uma parnaibana e de um esperantinense, essa é a maior experiência profissional que já vivenciou. “Apesar de ter trabalhado com curadoria em instituições grandes e de ter oportunidades também de exposições consolidadas, trabalhar com um acervo tão grande foi o meu maior desafio”, afirma.
Serão expostas 750 obras de arte (Fotos: Agência Ophelia)
A equipe, liderada pelo curador Paulo Herkenhoff e com co-curadoria de Thais Rivitti e de Leno Veras, realizou um trabalho de pesquisa que durou seis meses. Os profissionais tiveram que escolher entre 15 mil obras de arte as quase 800 peças que serão expostas. “Foi um trabalho intenso, mas eu me senti amparado pelo Paulo, que tem 50 anos de experiência, e pela Thaís, uma pesquisadora da USP com forte trabalho de crítica da arte, além dos profissionais do Instituto Itaú Cultural”, afirma o piauiense.
Leno começou a carreira acadêmica muito cedo. Aos 17 anos, após terminar o ensino médio no Colégio Dom Barreto, em Teresina, passou no vestibular em comunicação na Universidade de Brasília, mesma instituição onde concluiu o mestrado. Ainda na UNB, ele ganhou uma bolsa para estudar crítica de arte da Universidade Nacional de Arte da Argentina.
Exposição será realizada na Oca, no Parque Ibirapuera, São Paulo (Fotos: Agência Ophelia)
Atualmente, o jovem mora na cidade carioca, onde faz doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leno também é professor da Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Além de trabalhar na exposição do Itaú Cultural, Leno ainda está na curadoria de uma exposição do Sesc, em São Paulo, que deve ser inaugurada em agosto.
Leno acredita que o Piauí sempre esteve presente em situações importantes, através de artistas e autores que construíram momentos históricos no Brasil. “Por mais insipiente que seja o nosso lugar, acho que as coisas estão mudando. Estamos sendo cada vez mais vistos e requisitados”, afirma o piauiense.
A exposição
Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos tem como objetivo reconstruir a história ou a diversidades de histórias que formaram a cultura brasileira. Para isso, o curador Paulo Herkenhoff e os co-curadores Thais de Rivitti e Leno Veras optaram por apresentar uma constelação em 20 núcleos.
Os 10 mil metros quadrados da exposição devem ser percorridos pelos visitantes ao longo dos quatro andares da Oca, um dos símbolos arquitetônicos de São Paulo, integrante do conjunto de instalações do Parque Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer.
Para Leno Veras, o mais importante do projeto é tornar o acervo, de fato, público, bem como possibilitar a discussão sobre as obras de arte do Instituto Itaú Cultural. “Buscar objetividade e ser sucinto na reconstituição de uma história ou da diversidade de histórias, é reducionista. Aqui a gente esta buscando a emancipação do espectador, estabelecendo possibilidade para a discussão social a respeito do Brasil e do que forma a sua cultura”, conclui o piauiense.
Por: Nayara Felizardo

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.