Educaçâo

Piauienses são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Física

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq.

Cerca de 70 estudantes foram contemplados com medalhas nas Olimpíadas Brasileira de Física das Escolas Públicas- OBFEP. Ao todo foram 16 medalhas de ouro, 29 de prata e 24 de bronze para o Piauí.
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa, que em 2010, aconteceu em caráter de Projeto Piloto, apenas nos estados da Bahia, Goiás e Piauí, é realizado em todo o país, exclusivamente para estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.
A cidade de Valença, jurisdicionada pela 7ª Gerência Regional de Educação (GRE), teve 11 alunos medalhistas na competição, com ouro, prata e bronze. E para o professor Aderson Leite, Gerente da 7ª GRE, este é um momento de gratidão. "Estamos extremamente felizes com isso, saber que nosso trabalho tem resultado é muito gratificante. O Professor Dário que era o responsável pelas olimpíadas está de parabéns. Estamos todos nos organizando para a premiação. É a nossa forma de mostrar a importância e o potencial desses alunos, onde muitas vezes o que eles precisam é de orientação e apoio, a conquista é deles e nossa, mas eles são os protagonistas dessa história", comemora.
OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.
De um ponto de vista mais geral, a OBFEP se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.
A solenidade de premiação no estado acontece na próxima sexta 19, no Auditório de Física na Universidade Federal do Piauí.
 Objetivos gerais da OBFEP:
 a) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica;
b) Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência;
c) Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais;
d) Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas;
e) Fomentar a integração entre escola e comunidade.
Fonte: Marconni Lima

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.