Educaçâo

Vereadores pedem interdição imediata do Hospital de Urgência Teresina

Uma comissão de vereadores realizou nesta quinta-feira (04) uma vistoria no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), depois de terem sidos acionados por servidores para verificar a situação do local. Segundo o vereador Edilberto Borges, Dudu (PT), o hospital está pondo em risco a saúde dos pacientes e servidores do local. Após a visita, Dudu afirmou que notificará a Prefeitura de Teresina, Fundação Municipal de Saúde, Ministério Público, Governo do Estado do Piauí e Secretaria Estadual de Saúde para que aconteça uma intervenção imediata no HUT.
vereadores Deolindo Moura (PT) e Cida Santiago (PHS) e Dudu (PT)
vereadores Deolindo Moura (PT) e Cida Santiago (PHS) e Dudu (PT)
De acordo Dudu, os servidores estão apavorados com medo de trabalhar sem as condições mínimas. “Você ter sutura no HUT onde não se tem anestesia, não tem glicose, máscara, álcool, luva, não tem material esterilizado”. O petista afirmou que o DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde) fez uma denúncia contra o HUT no relatório passado onde apontava que a equipe multidisciplinar de combate a infecção hospitalar era deficitária.
“E se ele vier hoje vai ver que o risco de infecção hospitalar é até para quem está bem de saúde, e isso não podemos admitir. Na farmácia faltam vários medicamentos, não tem os de rotatividade e muito pior, os medicamentos de estoque. No setor de esterilização, os materiais já utilizados e os que ainda serão esterilizados ficam juntos no mesmo local. O setor pós cirúrgico virou uma semi UTI, porque tem também pessoas que aguardam vários dias uma vaga nas UTI’s. O que está salvando vidas hoje é o amor dos servidores e não as condições da medicina”, denunciou.
Percorrendo o hospital, além da central de material esterilizado, farmácia, leitos e enfermarias, o vereador encontrou pacientes nos corredores aguardando atendimento e servidores denunciando falta de materiais de higiene e medicações. A paciente de iniciais A.S., que está acompanhado seu filho internado há três dias, denunciou que a cirurgia foi adiada de ontem para hoje pela falta de material no centro cirúrgico. “Ele ficou de jejum até 14h e no momento de realizar a cirurgia o médico disse que não poderia fazer porque não tinha material”, disse a mãe chateada.
De acordo com um representante do Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi), que não quis se identificar, o HUT tem uma demanda muito grande para os profissionais de enfermagem, falta de materiais para trabalhar e ausência de condições para trabalhar com pacientes de infecções grandes e contagiosas. Além disso, o profissional alegou uma queda da qualidade de assistência por conta da redução de profissionais, principalmente, técnico e auxiliares nas clínicas.
“Eles estão reduzindo com o argumento de que o HUT não tem essa necessidade e desde quando fundou, ele nunca teve a quantidade suficiente de trabalhadores. E agora com a justificativa de retirar serviço prestado e segundo turno, eles estão fazendo esse remanejamento prejudicando a assistência”, criticou o profissional da enfermagem.
Dudu foi acompanhado dos vereadores Deolindo Moura (PT) e Cida Santiago (PHS), que também compõem a comissão que está fazendo vistorias nos hospitais e maternidades da capital.
Portalaz

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.