Educaçâo

Colégio São Luiz Gonzaga (DIOCESANO) comemora 80 Anos

O instituto São Luiz Gonzaga foi fundado em 1937, marcou uma época e foi bem recebido em Parnaíba. Em 1939 com apenas 17 alunos matriculados expandiu seu ensino e logo teve que ser ampliado, naquele tempo só estudavam rapazes, o ritmo era bem elevado, o lema era disciplina em primeiro lugar.Joaquim Cristóvão vindo de Fortaleza e juntamente com o professor José Rodrigues e Silva assumiram a direção e com a expansão do Instituto firmou-se as quatro disciplinas mais importantes: história do Brasil, Geografia Geral, Ciências Naturais e Matemática, o uniforme era verde e muito elegante. 

Padre Francisco José Carvalho, diretor do colégio (Foto: Jorge Alves).

Na segunda fase do instituto foi incluído o professor Pedro de Castro Pereira, em 3 de setembro de 1943 com o objetivo de manter e fortalecer o Instituto organizou-se um grupo com quarenta membros empresariais, mudando a razão para Unidade Escolar São Luiz Gonzaga. Adquiriu terreno onde era realizados os jogos do Parnaíba Futebol Clube, foi construído o prédio oficial com cozinha, refeitórios e dormitórios, e só estudavam pessoas de alto poder aquisitivo. 
Dr. Israel Correia, ex aluno da escola representou o
 prefeito da cidade na solenidade (Foto: Jorge Alves)
Nesse período de mudanças a direção passou a ser da seguinte forma: superintendente Padre Davi Augusto Moreira, diretor presidente Ozias de Morais Correia, diretor de disciplina – José Rodrigues e Silva, diretor secretário – José Rebouças. Agora, o curso primário seria composto por ambos os sexos, em 1978 o professor José Maria Gomes da Silva e Antonio Xildes Aguiar denominaram a escola de Visão. Por iniciativa de Dom Joaquim Rufino do Rego em 1997, passou chamar-se Colégio Diocesano.


Na noite desta quarta feira 21/06/2017, para comemorar a data, a direção da escola organizou uma vasta e bonita programação que constou com hasteamento das bandeiras do Brasil e do colégio, logo depois o Padre Francisco José Carvalho e o represente do prefeito da cidade Dr.Israel Correia, ex aluno do colégio, descerram a placa comemorativa aos 80 anos do colégio, em seguida foi celebrada missa em ação de graças, ainda tivemos homenagens e confraternizações, culminando com o parabéns, cantando por todos presentes.
















Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.