Educaçâo

PF deflagra operação para prender políticos e empresários envolvidos em corrupção no Piauí

Inocêncio Leal Parente, ex-prefeito da cidade de Dom Inocêncio
Inocêncio Leal Parente, ex-prefeito da cidade de Dom Inocêncio
A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta quarta-feira (21) a Operação Pastor para o cumprimento de mandados de prisão referentes a crimes de desvios de recursos públicos, que envolvem políticos, prefeitos, secretários, ex-gestores públicos e também empresários. A ação está ocorrendo em três cidades do Piauí: Teresina, São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio; além de Brasília, no Distrito Federal. 
A Operação Pastor cumpre dois mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, cinco de condução coercitiva e 14 de busca e apreensão.
O grupo criminoso é investigado pela prática de desvio-peculato, fraudes licitatórias, corrupção ativa, e corrupção passiva. Foram desviados recursos do Ministério da Educação, Codevasf e Funasa. O prejuízo apurado até o momento ultrapassa o montante de R$ 5 milhões.
Cerca de 70 policiais estão dando cumprimento aos mandados judiciais e de prisão. Há informações de que a ação também envolve políticos de Brasília. Os trabalhos estão sendo realizados conjuntamente com a Controladoria Geral da União (CGU) e há a participação de policiais do Piauí, do Ceará e do Maranhão.

Presos confirmados

A Polícia Federal confirmou que um ex-prefeito e um empresário já foram presos no início da manhã desta quarta-feira: Inocêncio Leal Parente, ex-prefeito da cidade de Dom Inocêncio (foto abaixo), e Décio de Castro Macedo, dono da construtora Jenipapo.
De acordo com nota enviada à imprensa, a Polícia Federal no Estado do Piauí comunica que na manhã de hoje(21/06) foi deflagrada a Operação PASTOR para fazer cessar ação de grupo criminoso atuante nos municípios de São Raimundo Nonato, Dom Inocêncio e Teresina. Os trabalhos estão sendo realizados conjuntamente com a Controladoria Geral da União (CGU).
Estão sendo cumpridos mandados de prisão, de conduções coercitivas, e de buscas e apreensão, expedidos pelo Meritíssimo Juiz Titular da Subseção Judiciária Federal em São Raimundo Nonato-PI, para execução nos municípios de Teresina, São Raimundo Nonato, Dom Inocêncio, e no Distrito Federal.
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) informaram que o objetivo da Operação Pastor é desarticular organização criminosa responsável por desvios de recursos públicos federais no município de Dom Inocêncio (PI), envolvendo verbas das áreas da Educação, Integração Nacional e Saúde.  
A CGU contribuiu para a investigação ao constatar a não realização, por parte do município, de obras conveniadas com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A apuração também demonstrou que a empresa integrante da organização criminosa recebeu valores por serviços que não foram executados.

Criminosos expandiam a atuação fraudulenta para outros municípios piauienses


A investigação, iniciada pela Polícia Federal, além de constatar irregularidades em Dom Inocêncio, durante os exercícios de 2009 a 2012, apurou ainda que a organização criminosa continua a articular práticas ilícitas, além de expandir a atuação fraudulenta para outros municípios piauienses.
Portalaz

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.