Educaçâo

Fundespi promete condicionar apoio financeiro a clubes que manterem base

Semana de Integração do Futebol acontece na FFP (Foto: Wenner Tito)

O repasse da Fundespi é hoje uma das principais fontes de rendas para os clubes piauienses que participam de competições nacionais, sendo este o único critério para o recebimento do dinheiro. Agora, o órgão pretende estabelecer uma condição para que este dinheiro seja entregue aos clubes: o desenvolvimento de um trabalho de base.

- Nossa proposta é de condicionar o dinheiro público às bases e o time funcionar 12 meses. Tem condição de patrocinar o time em uma competição, mas vamos direcionar um apoio para ter um quadro mínimo de futebol, um técnico, um educador físico, nutricionista, psicólogo, durante todo ano dando assistência aos jovens da base de cada time. Em 3 ou 4 anos com certeza vamos começar a exportar jogadores, não importar mais - afirma Paulo Martins, presidente da Fundespi.

O dirigente cita um levantamento feito pela própria FFP. Segundo a entidade que gere o futebol piauiense, no campeonato estadual deste ano, apenas cerca de 3% tinham menos de 21 anos, sendo que boa parte destes ainda vieram contratados de outros estados. O estudo ressalta a necessidade de desenvolver o trabalho de base no futebol local.

- Para melhorar o futebol, o trabalho de base é fundamental. Base é você iniciar do Sub-11, sub-13, etc, ter as escolinhas para colher os frutos. Aí você não chegar na hora do campeonato e precisar contratar 20 jogadores - complementa o secretário municipal de esportes, Renato Berger.

Presidente da FFP, Cesarino Oliveira cita a Copa Piauí como uma das iniciativas para valorizar o desenvolvimento dos jogadores locais. A competição, que tem o regulamento questionado pelo sindicato dos atletas, será disputada exclusivamente por jogadores em idade sub-21, sendo que cada time pode contratar no máximo doze jovens vindos de outros estados.
- É um início, e esperamos que tenha uma evolução para que no campeonato coloquemos um percentual em um quantitativo maior, evoluindo ano a ano. Não somos contra o atleta de fora, mas queremos que o atleta daqui tenha oportunidade - finaliza Cesarino.
A Semana de Integração do Futebol se encerra nesta sexta-feira, novamente na sede da FFP, com o encontro com as torcidas organizadas.

Wenner Tito

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.