Educaçâo

Saúde alerta para o final da Campanha Nacional de Multivacinação nesta sexta-feira (22)

A secretaria Municipal de Saúde (Sesa), através do setor de imunização, está alertando a população em geral para o final da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada dia 11, e que será encerrada neste dia 22 (sexta-feira), conforme orientação do Ministério da Saúde.

“É uma campanha de atualização de caderneta, para a qual estamos disponibilizando todas as vacinas do calendário básico, como: BCG, Hepatite A e B, Penta, VIP, HPV, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, dentre outras, para o público de zero a menos de 15 anos de idade. Esta população deve comparecer aos postos de saúde, levando o cartão de vacinação para que seja avaliada e ver se estas pessoas estão com alguma vacina atrasada”, alerta Charles Lima, chefe do setor de imunização da Secretaria de Saúde.

De acordo com Charles, foi muito boa a vacinação registrada no último dia 16, considerado o “Dia D” da atual campanha. Mas ele ressalta estar havendo ausência da população ultimamente, talvez pelo fato de doenças como sarampo e meningite, por exemplo, estarem controladas. “Hoje a gente percebe que as pessoas não procuram mais os postos rotineiramente para colocarem suas cadernetas em dia. Houve uma ampliação e hoje tem caderneta da criança, adolescente, adulto e idoso. E todas essas faixas etárias têm que procurar os postos para saberem se o cartão está em dia ou não”, destacou Charles Lima.

Ele disse ainda que, por  causa da ausência das pessoas nos postos, estão surgindo bolsões de não vacinados. “Por isso estão reaparecendo algumas doenças que estavam controladas, por conta das vacinas. E isso é ruim, não só para a população como para todo o sistema de saúde que fica sobrecarregado. Hoje já temos internações de doenças que são preveníveis”, pontuou Charles. 

Supcom

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.