Educaçâo

Caso Garcês: STJD põe processo do Parnahyba na pauta de julgamento

O caso Garcês entrou na pauta de julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O processo do Parnahyba, clube excluído da final da Copa Piauí por usar um atacante com idade inferior a determinada no regulamento, será analisado pelo Pleno do órgão no dia 23 de novembro, na sessão do turno da tarde. O clube azulino contesta a punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI) e pede a não homologação do resultado da decisão – que teve o 4 de Julho campeão, vencendo o River-PI, e garantindo a vaga na Série D do Brasileiro. Caso o Tubarão tenha êxito no tribunal, a Copa Piauí poderá ter a realização de novas finais.

E o que será julgado pelo Pleno do STJD? Punido na comissão disciplinar e no pleno do TJD-PI, ambas por unanimidade dos votos, o Parnahyba entrou com uma medida cautelar inominada no STJD. O clube solicitou no documento a suspensão das finais da Copa Piauí, porém o presidente Ronaldo Botelho Piacente negou o pedido, alegando “danos à competição” e o "menos gravosos" seria a Copa Piauí continuar.

Agora, os auditores irão discutir o pedido do Parnahyba no pleno se o resultado da Copa Piauí pode ou não ser homologado até uma decisão final do STJD sobre o assunto. O relator do caso será Paulo César Salomão Filho.

E qual é a questão central no processo? O STJD vai analisar a permissão da participação do atacante Felipe Garcês na Copa Piauí. O jogador, de 17 anos, atuou nas partidas do returno do torneio. Contudo, o regulamento específico da competição limitava a idade de participação, apenas nascidos entre 1996 a 1999. Garcês é de 2000. O Tubarão se defende com base no regulamento geral de competições, que permite os clubes incluírem nas súmulas atletas que não tenham alcançado o limite máximo de idade.

Processo do Parnahyba é o 18º do dia (Foto: Reprodução/STJD)
No deferimento que negou o pedido de parar a final da Copa Piauí, o presidente do STJD determinou que cabe à Federação de Futebol do Piauí anular os jogos da decisão e marcar novas datas para a realização das partidas entre 4 de Julho e Parnahyba, isso se o clube azulino ter o recurso aceito.

globoesporte.com/pi

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.