Educaçâo

Consumo de café em excesso contribui para a infertilidade

Nutricionista elenca os benefícios e malefícios de se beber café e destaca os efeitos que a cafeína têm no corpo das pessoas. Psicoestimulante aumenta a sensação de bem-estar social.


foto/Jailson Soares O dia
Com sabor inconfundível e um cheiro marcante, o café está presente no dia-a-dia dos brasileiros.  A bebida é a segunda mais consumida no país, perdendo apenas para água, de acordo com o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil). Mas apesar de toda esta popularidade, que torna o ato de tomar café algo natural na vida das pessoas, não se pode perder de vista que a bebida, do mesmo jeito que traz uma série de benefícios, também tem seu lado prejudicial se consumido em excesso.
É isto que explica a nutricionista Ivana Barbosa. Em entrevista ao Portal O Dia, ela fala um pouco sobre prós e contras da inclusão do café na dieta cotidiana do brasileiro. Segundo a profissional, o exagero no consumo, além de causar dependência, pode influenciar diretamente no sistema reprodutor. Mulheres que tomam muito café, por exemplo, têm 27% de chances de não conseguir engravidar.
"Nas mulheres, o excesso de cafeína reduz as atividades dos músculos que levam os óvulos até o útero ou interrompe a ação das células presentes nas tubas uterinas. Nos homens, a cafeína reduz a produção de testosterona, principal hormônio masculino ligado ao desempenho sexual e crescimento muscular", explica.
Mas a despeito dos efeitos maléficos que a bebida traz para o corpo se consumida além da conta, o café também tem seus pontos positivos. Ivana elenca alguns destes benefícios: “O café é considerado a melhor opção de energético,pois a cafeína é um estimulante natural. Ele melhora o desenvolvimento do metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento”, diz.
Portalodia

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.