Educaçâo

Defesa Civil recebe kits de ajuda para 4 mil famílias atingidas pelas cheias dos rios

Cerca de quatro mil kits de ajuda humanitária para famílias afetadas pelas cheias na região Norte do Piauí deve ser entregue nos próximos dias. O material chega nesta quarta-feira(25) a Teresina enviado do Ministério da Integração Nacional. 
Os kits serão recebidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e repassados para os seis municípios atingidos pela cheia da Barragem do Bezerro em José de Freitas e mais Campo Maior e Pimenteiras. 
O diretor de Defesa Civil, Vitorino Tavares, informou que as famílias foram cadastradas pelas comissões de defesa civil de cada município e que algumas ainda estão em abrigos, mas boa parte já retornou para suas casas. Segundo ele, os kits darão para atender toda a demanda. 
O secretário de Estado da Defesa Civil, Raimundo Coelho, vai acompanhar a chegada dos kits de ajuda humanitária que é composto por cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal, água mineral, colchões e kits dormitórios, além de kits específicos para crianças e para idosos e pessoas com deficiência, suficiente para atender mais de quatro mil famílias. 
A Secretaria deve iniciar, ainda nesta semana, os repasses aos municípios de Barras, Batalha, Esperantina, Lagoa Alegre, Campo Maior, José de Freitas, Campo Maior e Pimenteiras.
De acordo com Raimundo Coelho, assim que receberem o material, os municípios devem fazer a distribuição do mesmo para as famílias removidas de suas casas em razão do alerta após vazamento na parede do reservatório da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, ou por conta das cheias dos rios na região norte do Piauí.
Luzilândia
“As prefeituras são  responsáveis por acompanhar essas famílias mais de perto. O acompanhamento é feito pelas equipes da Assistência Social e da Defesa Civil municipal. São elas que fazem uma espécie de triagem e sabem das reais necessidades de cada família e, por isso, devem fazer a distribuição”, ressalta o secretário.
Enquanto aguardava o apoio federal, a Sedec enviou ajuda humanitária para mais  de três mil famílias nos municípios afetados pelas cheias. 
A entrega do material ao Governo do Estado acontece no galpão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), localizado no pátio de manobras da antiga RFFSA, próximo à BR 343, no Dirceu Arcoverde. 
Caroline Oliveira

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.