Educaçâo

Faltam vacinas nos postos de saúde da capital e do interior do Piauí

Faltam vacinas nos postos de saúde do Piauí, o estado está sem receber doses que protegem contra doenças graves e as crianças são as mais prejudicadas. Segundo o diretor Valfrido Salmito, do Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (HDIC), em Teresina, o estoque de vacinas contra o tétano e antirrábicas chegaram a reduzir 60%.

A dona de casa Vanusa da Paz conta a falta de vacina também afeta os postos de saúde nos bairros da capital. Ela revela que não conseguiu vacinar a filha adolescente contra o HPV. “Já fui a vários postos de saúde e nenhum tem a vacina, há duas semanas disseram que ia chegar, mas até agora não conseguimos a dose”, relata Vanusa.

Nos postos de saúde as geladeiras que armazenam as doses de vacina estão vazias. O problema segundo a Coordenação Estadual de Imunização é devido o atraso no envio das doses de vacina pelo Ministério da Saúde. A coordenadoria informou que as vacinas com baixas no estoque são as tetra viral, antirrábica e a vacina tríplice bacteriana de células inteiras (DTP).
A situação afeta tanto a capital quanto as cidades do interior do estado. “O estado está se mobilizando realizando a contagem dessas doses nos municípios e se for necessário, enquanto não chega essas doses, poderá haver um remanejamento de locais onde tenha mais para outros que faltarem, mas até agora isso não foi necessário”, informou a Coordenação Estadual de Imunização, Doralice Lopes.

Ainda de acordo com a Coordenação Estadual de Imunização, o Ministério da Saúde disse que as doses atrasaram por causa de um problema no laboratório que produz as vacinas. A produção do Programa Bom Dia Piauí procurou a assessoria de comunicação do Ministério, mas não obteve resposta.
Fonte: secom  

Dia 30/04 as 22:00 no Estádio Verdinho

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.