Educaçâo

Comissão vai acompanhar falta de medicamentos no estado do Piauí

Durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (15), na Câmara Municipal de Teresina, representantes do Governo do Estado e da Prefeitura expuseram as dificuldades e apontaram prováveis soluções para a regularização da distribuição feita pela Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais do Piauí – FDMEP.
De acordo com a proponente da audiência, vereadora Teresa Britto (PV), muitos pacientes renais crônicos ou com outra patologias relatam a ausência de medicamentos de uso contínuo na FDMEP há, pelo menos, 60 dias. “Os pacientes não podem ficar sem a medicação, sob pena de agravar o quadro de saúde e até mesmo levá-los a óbito”, explica Teresa Britto.
 
O diretor da Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Jean Batista, explica que mais de 16 mil pacientes no Estado recebem medicamentos excepcionais de uso contínuo. Além da capital, há unidades em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. São atendidas120 patologias, com 197 itens medicamentosos. “Já está em andamento uma nova licitação na Secretaria de Saúde justamente para evitar falta ou desabastecimento das medicações”, esclarece Jean Batista.
 
O representante da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco Pádua, explica que “a Prefeitura de Teresina já gasta 30% do seu orçamento com a Saúde. O principal problema que encontramos é em atender o grande número de pacientes advindos do interior e até mesmo de outros estados, mas nos colocamos à disposição do Governo do Estado para auxiliar no que for possível”, frisa Francisco Pádua.
 
Dentre os encaminhamentos da reunião estão a criação de uma comissão – formada por representantes da Câmara, Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, FMS e Sesapi – para acompanhar a distribuição dos medicamentos. Também ficou decidido que a Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais deve realizar o controle da distribuição de medicamentos excepcionais aos pacientes do interior do Estado.
 
Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (24) para analisar quais ações foram colocadas em prática pelos órgãos responsáveis.
Cidadeverde.com

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.