Educaçâo

Parnahyba vê suposta irregularidade e questiona vice-campeonato do Fla-PI

               Presidente do Parnahyba, Batista Filho confirma ter posse de
 documentos que levantam dúvidas
sobre legalidade do Fla-PI. Dirigente questiona
vice-campeonato (Foto: Ramiro Pena)

Segundo presidente do clube azulino, Rubro-Negro disputou Piauiense 2015 com CNPJ inativo. FFP leva caso ao jurídico da entidade para análise, e Raposa nega.

A diretoria do Parnahyba reúne documentos para tentar uma virada de mesa do Campeonato Piauiense. Terceiro colocado no estadual, o clube do litoral entende que o Flamengo-PI, vice-campeão, disputou a competição de forma irregular. Segundo o presidente do clube azulino, Batista Filho, o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do Rubro-Negro estaria com pendências na Receita Federal durante o torneio e, desta forma, não poderia ter disputado jogos. Em disputa, está uma vaga na Copa do Nordeste 2016. A segunda posição deu ao Flamengo-PI o direito de ir ao Nordestão do próximo ano. Batista Filho afirma que vai levar o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI).  
- Recebemos documentos que comprovam a irregularidade jurídica do Flamengo-PI no campeonato. O clube não poderia participar porque está com o CNPJ inativo. Então, vamos nos reunir com o nossos advogados para tratar de como vamos fazer a denúncia. Entendemos que o time rubro-negro não poderia jogar, estamos certos disso e vamos recorrer ao Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí – explicou Batista Filho.
Ciente das suspeitas que circundam o clube, o vice-presidente rubro-negro e também funcionário da Receita, José Cardoso, garantiu que a diretoria deve fazer na sexta-feira uma consulta junto ao órgão subordinado ao Ministério da Fazenda para averiguar a real veracidade da denúncia azulina.
José Cardoso - vice presidente do Flamengo-PI (Foto: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)Vice do Fla-PI nega suspeitas e garante consulta junto à Receita Federal (Foto: Emanuele Madeira)
- O Flamengo-PI estava há muito tempo sem fazer declaração e tinha um débito absurdo. O Governo não anistiou um bocado de tempo aí? Nós fomos lá. Pagamos um contador. Entramos naquela fila de conserto de CNPJ que tinha problemas. Liguei para o Jankel Costa (presidente) e ele disse: o contador que colocamos para fazer a declaração não fez. Aí, isso suspende o CNPJ. É igual o CPF. Se você esquecer de fazer declaração, eles suspendem. A certidão negativa só sai se não tiver débitos no INSS, na Receita e na Procuradoria da República. Mas está tudo legal e nós vamos lá amanhã. Tudo voltará ao normal - garantiu Cardoso.
O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Cesarino Oliveira, informou que tomou conhecimento do caso extraoficialmente e comunicou o departamento jurídico da entidade. Segundo o cartola, o Flamengo-PI estava regular no momento da inscrição no Campeonato Piauiense. As implicações de uma possível irregularidade do clube no estadual, assim como a vaga da Copa do Nordeste do próximo ano, serão analisadas.   
Liguei para o Jankel Costa (presidente) e ele disse: o contador que colocamos para fazer a declaração, não fez. Aí, isso suspende o CNPJ. É igual o CPF. Mas está tudo legal e nós vamos lá amanhã. Tudo voltará ao normal
José Cardoso, vice-presidente do Fla-PI
 - Quando foi feita a inscrição deles no campeonato estadual a documentação estava legal. Não somos fiscais para todo mês ir atrás dos CNPJ dos clubes para saber se estão ok. Entendo que isso é uma questão judicial, um problema jurídico. Se a Receita Federal disser que o clube está com o CNPJ irregular, ele não pode disputar nenhuma competição. Agora, não sei que implicações podem acontecer por ter disputado por um período o campeonato com o CNPJ com problema. Estou pedindo a parte jurídica para que olhe a situação por saber do assunto através da imprensa. Mas vejo que é uma questão que o clube deve se posicionar – comentou Cesarino.  
Até o final do expediente de quarta-feira, o TJD-PI não havia recebido oficialmente nada sobre a denúncia do Parnahyba. O presidente do órgão, José do Egito, revelou que o clube do litoral pode entrar com uma representação no tribunal, mas não acredita em uma virada de mesa do estadual.  
Reunião FFP e MP (Foto: Wenner Tito)Presidente Cesarino Oliveira diz ter encaminhado caso ao jurídico da FFP (Foto: Wenner Tito)
- O CNPJ do Flamengo-PI está desativado, mas entendo que isso pode ser uma questão negociada com a Receita Federal para poder reativá-lo. Entendo que o fato não impede a participação do clube em competição, mas os auditores do TJD-PI podem apreciar o caso e analisar os desdobramentos de uma forma diferente. Entendo que essa é uma situação que gera uma repercussão horrível ao clube em si, mas não como prejudicar o time em competição – comentou Egito.    
Em seus últimos dias à frente do clube, Jankel Costa revelou há meses que deve conduzir as eleições para a escolha da nova diretoria, prevista para o fim de junho. Um membro ligado ao departamento de futebol informou também que o dirigente está elaborando a prestação de contas rubro-negra para efetivar a transição do cargo.
Teresina

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.