Educaçâo

Mais de 480 mil veículos estão circulando de forma irregular no Piauí

Dos 1.012.317 veículos registrados no Piauí, 485.097 estão circulando de forma irregular, Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran). Com ações de conscientização e campanhas educativas, o órgão pretende diminuir esse número. 
O Detran, por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), realiza ações educativas de incentivo à regularização dos veículos. As intervenções compostas de blitz educativa e fiscalizatória já estão sendo realizadas e devem ser intensificadas nos próximos dias.
O diretor geral do Departamento, Arão Lobão, explica que a intenção não é punir, mas sim educar os condutores e prevenir acidentes. “Nossa política acredita que, por meio da educação, mudaremos o cenário do trânsito no Piauí. Por isso temos focado em ações de educação e posteriormente de fiscalização”, destaca o diretor, acrescentando que as blitzen estão sendo intensificadas e os dados apresentados resultam em uma maior rigidez na verificação dos documentos obrigatórios e do uso dos equipamentos de segurança.
Levi Gomes, diretor de Infrações do Detran, alerta aos condutores que a condução de veículo com licenciamento em atraso é registrada como infração gravíssima com multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH, além de apreensão e remoção do veículo. “Estar regular significa estar apto a trafegar, isso gera para o condutor a situação de não ter impedimentos com o veículo junto aos órgãos de trânsito e a liberdade de ir e vir. É uma necessidade estar em dia no trânsito”, pontua Levi.
Para que possam ser licenciados, os veículos devem estar com os débitos devidamente pagos, incluindo multas lançadas, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório e taxa referente à prestação do serviço de licenciamento, para que assim possa ser emitido o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), conhecido popularmente por documento de porte obrigatório.
Fonte: Meio Norte

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.