Educaçâo

MPF processa Globo por usar boneco negro como esponja de aço

Boneco negro usado como esponja de aço(Imagem:Foto: TV Globo)
Boneco negro usado como esponja de aço/Imagem: TV Globo
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) resolveu processar a rede Globo após diversas denúncias de telespectadores por usarem um boneco negro com cabelo black power como esponja de aço durante a 16ª edição do reality show ‘Big Brother Brasil’. 


Segundo os autores do processo, os procuradores da República Renato Machado e Ana Padilha Oliveira, o utensílio reforça o crime de racismo, e por conta disso, foi movida uma ação por danos morais à emissora.

"A representação do cabelo Black Power como esponja de pia faz uma clara alusão ao estereótipo racista do 'cabelo para ariar panela' ou 'cabelo Bombril', servindo apenas para reforçar o preconceito, ainda intrínseco a muitos setores da sociedade, desde a abolição da escravatura", argumentou um dos representantes do MPF-RJ ao jornal ‘O Dia’. 

Durante o confinamento, o ex-BBB Ronan questionou o designer da esponja de aço. “Por que tem que ser um negro? Isso aqui não vai ser usado pra lavar nada”, reclamou. Apesar das críticas dele e dos internautas, a emissora não retirou o objeto e ainda foi utilizado no programa ‘Mais Você’, apresentado por Ana Maria Braga. 


ANDREIA SOARES, DO GP1

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.