Educaçâo

Uespi e Inca discutem parceria e curso de doutorado

A Universidade Estadual do Piauí, através da direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS), está em vias de firmar parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com o diretor do CCS e idealizador do projeto, Vinicius Oliveira, a relação entre os dois órgãos possibilitará que a Uespi tenha um Doutorado Interinstitucional (Dinter) focado em oncologia.
“O Instituto tem a parte de tratamento, mas também tem a parte de ensino. Tomei conhecimento que eles realizam Dinter, e estão atualmente com um em Pernambuco e outro em um estado da região norte”, relata Vinicius.
Para dar encaminhamento ao pedido de parceria, o diretor entregou a documentação ao até então Ministro da Saúde, Marcelo Castro, que encaminhou ao Inca e deu início ao processo. “Já avançamos muito e o Inca já nos disse que, dos dois doutorados, um está acabando no segundo semestre, e então surge a oportunidade de a Uespi entrar no lugar. Até dezembro, temos esse compromisso de finalizar todo o processo de formatação, para em 2017 dar início ao doutorado aqui”, afirma o diretor do CCS.
A meta é formar de oito a 30 doutores, num curso que também terá a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) como órgão parceiro, na parte de financiamento, enquanto a Uespi arca com a parte técnica. 
A Sesapi dividiu o estado em quatro macrorregiões que irão ser polos nos serviços de oncologia, com base nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Oeiras. “O doutorado vem para somar com a rede de oncologia no estado, capacitando profissionais para trabalhar nessas regiões, seguindo as intenções da Secretaria de Saúde”, acrescenta Vinícius.
Além disso, com os títulos de doutores, os professores da Uespi poderão pleitear novos cursos de pós-graduação na instituição e novos financiamentos para pesquisa.
Representantes do Inca visitarão a Uespi de 18 a 20 deste mês, de modo a finalizar os detalhes desta parceria.
Jônatas Freitas

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.