Educaçâo

FFP adianta detalhes de seletivo com 4 clubes para 2ª vaga do PI na Série D

Piauí terá três clubes na edição 2017 da Série D. Altos e River-PI
estão garantidos no Brasileirão
 (Foto: Fernando Torres/CBF)
A definição do título do Campeonato Piauiense 2016 concedido ao River-P Iapós decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) ajudou a clarear, por tabela, o processo de escolha do segundo representante do estado na Série D do ano que vem. A Federação de Futebol do Piauí informou nesta quinta que, após o desfecho do estadual, deve promover um torneio seletivo curto com Flamengo-PI, Parnahyba, Piauí e Picos para definir quem estará ao lado do Altos na 4ª divisão do Campeonato Brasileiro 2017. Rebaixado na Terceirona, o River-PI também tem vaga garantida.
De acordo com o presidente da FFP, Cesarino Oliveira, o torneio de caráter eliminatório poderá colocar quatro clubes em disputa do título no mês de outubro. A determinação da Confederação Brasileira de Futebol é que as federações locais homologuem seus clubes na edição do ano que vem da Série D até o dia 31 de outubro.
- Essa segunda vaga foi criada com o campeonato deste ano em andamento, mas temos até o fim de outubro para indicar. Ainda não temos um critério definido, mas não terá convite. Existe esse interesse dos clubes (de que haja um torneio seletivo) e considero justo. Acredito que deva ser um campeonato eliminatório e simples – explicou Cesarino Oliveira.
Cesarino Oliveira na CBF (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Federação do Piauí tem até o dia 31 de outubro para homologar 2º nome na Série D 2017 (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Uma reunião com todos os representantes dos clubes, dentre eles os quatro interessados nesta última vaga na Série D, está marcada para terça, na sede da FFP, no Centro de Teresina. Dentre os assuntos a serem abordados estão a possibilidade da competição ser realizada com jogadores de 23 anos.
No fim do ano passado, o departamento de competições da CBF sugeriu às federações estaduais que indicassem para a Série D de 2017 os mesmos clubes da edição deste ano, mas deixou aberta também a possibilidade das entidades realizarem torneios seletivos no segundo semestre de 2016 para definir estas vagas.
Confira o ofício da CBF na íntegra:

"Informamos que os clubes que obtiverem classificação para disputar a Série D de 2016 também serão os representantes das suas respectivas federações na edição de 2017, podendo, no  entanto, ser realizado um torneio seletivo, no segundo semestre de 2016, pelas federações de tenham direito a uma vaga, para definição do seu clube classificado para 2017. As federações que tenham direito a duas vagas poderão utilizar o Torneio Seletivo para indicar seu segundo representante na edição de 2017.

Na hipótese da concessão de vaga via Torneio Seletivo, esse torneio necessariamente deverá ser disputado por um número mínimo de quatro clubes e todos os participantes devem pertencer à 1ª Divisão de Profissionais no ano anterior ao campeonato que se destina a vaga.

O prazo final para definição dos representantes de cada federação para  a edição de 2017 é 31/10/16.

A partir de 2017 os clubes classificados pelos seus estaduais ou seletivos em um determinado ano disputarão o Campeonato da Série D do ano seguinte."

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.