Educaçâo

Infraero propõe concessão do terminal de cargas do Aeroporto de Teresina

Gestão do terminal de logística de cargas do Aeroporto Petrônio Portella,
 em Teresina, pode ser transferida para a iniciativa
 privada (Foto: Elias Fontinele / Arquivo O DIA)
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) apresenta, entre 4 e 6 de abril, projetos de concessão para exploração e operação dos terminais de logística de carga (Teca) de 11 aeroportos sob gestão da estatal, entre eles o de Teresina. A apresentação ocorrerá em São Paulo (SP), durante a Intermodal South America 2017, considerado o maior evento das Américas para os setores de logísticas, transporte de cargas e comércio exterior. 
Os outros dez complexos logísticos a serem apresentados ficam nas seguintes cidades: Recife e Petrolina (PE), Manaus (AM), Joinville e Navegantes (SC), Uberlândia (MG), Londrina e Foz do Iguaçu (PR), João Pessoa (PB) e Uruguaiana (RS).
A Rede Teca da Infraero conta com complexos logísticos em todas as regiões do Brasil. A estatal é uma das maiores operadoras de terminais aeroportuários do mundo e movimenta cerca de R$ 40 bilhões em cargas processadas por ano, com carteira de mais de 11 mil clientes.
Em 27 de março, a Infraero publicou o edital de licitação para a concessão do complexo logístico do Teca do Aeroporto de Recife. O edital prevê a exploração e operação das atividades de logística no aeroporto em uma área total de 14,2 mil m² e prazo de concessão por 10 anos. A abertura das propostas está prevista para o dia 7 de abril. 
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Infraero informou que ainda não há detalhes sobre o projeto de concessão do terminal de carga do Aeroporto de Teresina e dos outros onze terminais porque agora que a proposta de concessão está sendo apresentada à iniciativa privada, durante o Intermodal South America.
"Um dos objetivos da Infraero nesse evento é justamente verificar se há interesse do mercado por esses onze projetos que serão lançados neste ano ou no próximo. Mas é importante deixar claro que não é terminal de passageiros, e sim terminal de cargas. Teresina ainda não possui um projeto pronto, com detalhes sobre a metragem e sobre os investimentos necessários pelo setor privado. Por enquanto, o que existe é a intenção da Infraero, mas não há o detalhamento ainda", ressaltou a assessoria.
O modelo de concessão também está sendo implantado pela Infraero nos terminais de logística de carga de Goiânia (GO) e Curitiba (PR), cujas licitações para concessão já foram concluídas, e Vitória (ES) e São José dos Campos (SP), com processos em fase de homologação.
Segundo a Infraero, as prospecções em Goiânia e Curitiba contarão com a presença da concessionária dos dois complexos, a PAC Logística e Hangaragem, sendo que serão apresentadas soluções e facilidades relativas a toda a cadeia logística.
Por: Cícero Portela

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.