Educaçâo

Para uns, direitos assegurados; para outros, ameaça da reforma trabalhista

Ao mesmo tempo em que o Senado se prepara para consolidar o maior ataque aos trabalhadores brasileiros, com a reforma proposta pelo governo Temer, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (5), a ampliação dos direitos dos aeronautas. A mobilização da categoria foi decisiva para assegurar benefícios como folgas, limite de jornada de trabalho e número de horas em voos noturnos. A regulamentação do exercício da profissão de “tripulante de aeronave” segue agora para votação em plenário.
Para a senadora Regina Sousa (PT-PI), a participação da categoria garantiu os benefícios e a ampliação de direitos que podem fazer parte da nova realidade de pilotos, comissários e outros profissionais da aviação. Mas criticou a postura de colegas senadores que, ao mesmo tempo em que defendem este projeto, brigam pela aprovação da reforma que cassa direitos de outros trabalhadores.


“Além da mobilização dos aeronautas, o medo de avião, como dizia Belchior, também deve ter influenciado”, brincou, lembrando que a segurança dos voos depende das condições dos profissionais da aviação, que estavam sob ameaça de exaustivas jornadas de trabalho. “Aeronautas buscaram exemplos e experiências de outros países. Isso é muito bom. Estou impressionada em ver como uma mesma pessoa pode ter dois discursos sobre o mesmo tema. Ao mesmo tempo que defendemos uma categoria de forma justa, nós estamos com uma reforma trabalhista que massacra as demais”, prosseguiu.
Ela disse que a pressão da categoria é um exemplo para os trabalhadores brasileiros e convocou as outras categorias a se mobilizarem. “Ainda há tempo de todos se unirem para reivindicar a preservação de seus direitos”, disse.
Aos aeronautas, Regina deu um conselho. “Não cochilem, porque num descuido, podem achar uma brecha e fazer com que essa reforma alcance vocês. Ainda não se votou a reforma trabalhista. Se as demais categorias também se unirem conseguiremos mudar alguma coisa”, alertou.
Teresina Diário

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.