Educaçâo

Após sofrerem ofensas do prefeito Mão Santa, profissionais de escola municipal pedem providências ao SINTE

Trabalhadores da Escola Municipal Francisca Borges dos Reis, localizado no Bairro Frei Higino em Parnaíba reuniram-se na manhã deste domingo (20/08), com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí – Sinte/regional Parnaíba, para tratar do ocorrido na última sexta-feira (18), quando o prefeito Mão Santa adentrou o espaço escolar e destratou os profissionais da unidade perante a comunidade escolar com palavras de baixo calão como “vagabundos” e “ladrões”.

Na ocasião, os profissionais relataram o ocorrido e pediram apoio do sindicato para que as medidas devidas sejam tomadas e também, para que outros casos semelhantes não aconteçam nos espaços de educação do município. Durante a reunião, os trabalhadores demonstraram indignação, medo e também alguns bastante abalados com o ocorrido por terem presenciado a situação.

Conforme relatos, o conteúdo divulgado por assessores do prefeito Mão Santa em redes sociais não condiz com a verdade, entre as informações, o horário em que as crianças foram liberadas para a promoção da atividade. Outro ponto diz respeito a justificativa, pois professores e outros funcionários não deixaram de cumprir suas obrigações, e sim, organizaram atividade voltada para uma aluna e mãe que fazem parte da comunidade escolar. A criança está com problemas de saúde e precisa de uma biópsia.

A presidente regional do Sinte, Nadja Araújo, disse à reportagem, que o ato ocorrido dentro do município de Parnaíba é lamentável, onde os servidores da escola foram ofendidos como “ladrões” e “vagabundos”. “Nós, na segunda-feira, colocaremos uma nota de repúdio ao prefeito pelo fato de ele ter entrado na escola e ofendido trabalhadores em educação que estavam mobilizando um ato em favor de uma mãe que faz parte da comunidade escolar”.
“Dentro do nosso projeto político-pedagógico, a comunidade escolar faz parte da escola. Isto foi um ato insano que o prefeito fez, não quis ouvir as pessoas que estavam lá, simplesmente falou, gritou como se fosse o dono da verdade, o dono da razão. A verdade está com os trabalhadores em educação dentro daquela escola porque eles estavam fazendo um ato beneficente para ajudar uma mãe. Além da função social da escola, ela estava buscando ajudar uma mãe que é obrigação do próprio município fazer enquanto saúde, mas cadê a saúde do nosso município? Educação nós temos e não é dada pela Secretaria de Educação e sim, por todos nós, enquanto professores, zeladores, merendeiras, secretárias e vigias”, disse a presidente do Sinte.

Nadja Araújo ressaltou que não é verdadeira a informação de que as 8h30min os alunos já estavam sendo liberados. A verdade será dita, segundo ela, com a divulgação da nota de repúdio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí – Sinte/regional Parnaíba. “Dentro daquela escola e de escola nenhuma, não existe ladrões, não existem vagabundos, existe sim, pessoas que trabalham e que cumprem as suas obrigações”.


Confira o vídeo

Por Tacyane Machado

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.