Educaçâo

Sindicato atrasa saídas de ônibus e decide sobre greve na sexta

Em uma assembleia surpresa, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários (Sintetro), se reuniu com motoristas e cobradores na garagem de cada empresa de ônibus de Teresina. A ação começou no início do expediente, entre 4h e 5h da manhã, o que atrasou a saída dos ônibus. Com isso, os passageiros sofreram com atrasos e a lotação maior que o normal no horário de pico. 
De acordo com Severino Costa, secretário de comunicação do sindicato, os trabalhadores estão fazendo todo o possível para não precisar de greve. “O reajuste salarial deveria ter saído dia 30 de dezembro. Hoje já é 24 de janeiro, e absolutamente nada foi feito ou mesmo conversado com os trabalhadores”, disse.
A categoria alega que houve um aumento de 9,4% na passagem, enquanto no salário os empresários só prometeram 1,8%. “Aumentaram demais as tarifas e o reajuste no salário não é nem metade. Queremos um aumento de, no mínimo, 5%”, afirma o secretário. 
Outra reivindicação da categoria é o reajuste no ticket alimentação e no plano de saúde, onde o trabalhador pague apenas 30% do valor e a empresa os 70%.
Haverá uma reunião entre o Sintetro e os empresários nesta quinta-feira (25), para apresentação de propostas e tentativa de acordo. Na sexta-feira (26) acontece uma assembleia com os motorista e cobradores para decidirem se haverá paralisação e possivelmente greve.
Geici Mello

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.