Educaçâo

A juventude parnaibana já teve esperança de um futuro melhor

Recentemente começou a circular nas redes sociais de forma viral, um vídeo com jovens de Parnaíba, em idade escolar, exibindo drogas e as colocando como referência do que esperam para seu futuro.  Este é o retrato do aparente não interesse de uma gestão pública municipal, sem espaço para o protagonismo juvenil em cenários favoráveis, vivenciando atividades saudáveis, que estimulem o desenvolvimento humano.


Florentino Neto, atual secretário de Estado da Saúde do Piauí, quando prefeito de Parnaíba criou e implementou o Programa Pró Estágio, iniciativa inovadora que contribuía com a inserção dos adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, no mercado de trabalho.

Para ter acesso a uma vaga no programa, os estudantes deveriam estar devidamente matriculados em instituições públicas de ensino. Após uma seleção, eram encaminhados a espaços de estágios remunerados em empresas e órgãos públicos e/ou privados da cidade, com os quais a Prefeitura de Parnaíba firmava parceria. O poder público municipal era responsável pelo fardamento completo dos jovens, além de pagar a cada integrante do programa, metade do valor do estágio remunerado e a empresa ou órgão pagava a outra parte.

Mas diante de frequentes descasos explícitos com a educação municipal, por parte da atual gestão, testemunhando casos de falta merenda, de professoras que são destratadas pelo prefeito dentro das escolas municipais, diante de praças e outros equipamentos públicos como quadras poliesportivas abandonadas, principalmente na periferia da cidade, o que resta é o lamento pelo atual desmanche que a cidade amarga. Fica então a pergunta: o que mais podemos esperar?

 Romualdo Neves

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.