Educaçâo

Quase 100 das escolas estaduais concluem o Censo Escolar


O Censo Escolar da Educação Básica de 2011 já foi concluído em quase 100% das escolas públicas estaduais do Piauí. As informações são do setor de Estatística da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc). Os dados do Censo servem como base para muitas políticas do Ministério da Educação, sendo vitais para o funcionamento da maioria das escolas públicas.
Nesse momento estão sendo coletadas informações detalhadas sobre cada estudante, professor, turma das 8.970 escolas públicas ou privadas do Piauí. O Censo Escolar abrange todas as etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e todas as modalidades (regular, especial, educação de jovens e adultos) da educação básica. O prazo para conclusão das informações vai até o dia 14 de agosto. As informações prestadas, no entanto, devem se referir à data base de 25 de maio, Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica.
“Estamos preocupados apenas com as escolas municipais e particulares que estão com baixo índice de preenchimento do Censo”, ressalta Paulo Jales, gerente da Coordenadoria de Estatística da Seduc. “Quando juntamos as escolas dessas outras duas redes, a taxa de escolas concluídas baixa para 70%; só em Teresina são 75 escolas particulares que sequer iniciaram o Censo, isso é um absurdo, essas escolas perderão suas identidades junto ao MEC”, ressalta Jales destacando também o baixo desempenho das redes públicas municipais. 
A Seduc faz um acompanhamento direto nas escolas, através de supervisores regionais que dão o suporte técnico e trazem os problemas que porventura surjam, como falta de internet, computador, telefone ou até de empenho de alguma escola, contando com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo dados da Estatística, apenas as escolas José Cipriano, em Paes Landim, Aristides Pedro de Sousa, em Parnaguá, e Zenóbia da Rocha, em Canavieira, ainda não concluíram o Censo, mas já estão sendo assistidas.
Esses dados servirão de base para todas as políticas do Ministério da Educação voltadas a essa etapa de ensino, como distribuição de livro didático, merenda escolar, transporte, além de serem determinantes para calcular os recursos a serem repassados a estados e municípios por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Neste ano, os resultados do Censo Escolar terão uma função a mais: serão a base referencial para aplicação da Prova Brasil. A Prova Brasil oferece resultados de cada escola participante, dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil e é usada para o cálculo de médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).


 Hélder Rocha




Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.