O Censo Escolar da Educação Básica de 2011 já foi concluído em quase 100% das escolas públicas estaduais do Piauí. As informações são do setor de Estatística da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc). Os dados do Censo servem como base para muitas políticas do Ministério da Educação, sendo vitais para o funcionamento da maioria das escolas públicas.
Nesse momento estão sendo coletadas informações detalhadas sobre cada estudante, professor, turma das 8.970 escolas públicas ou privadas do Piauí. O Censo Escolar abrange todas as etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e todas as modalidades (regular, especial, educação de jovens e adultos) da educação básica. O prazo para conclusão das informações vai até o dia 14 de agosto. As informações prestadas, no entanto, devem se referir à data base de 25 de maio, Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica.
“Estamos preocupados apenas com as escolas municipais e particulares que estão com baixo índice de preenchimento do Censo”, ressalta Paulo Jales, gerente da Coordenadoria de Estatística da Seduc. “Quando juntamos as escolas dessas outras duas redes, a taxa de escolas concluídas baixa para 70%; só em Teresina são 75 escolas particulares que sequer iniciaram o Censo, isso é um absurdo, essas escolas perderão suas identidades junto ao MEC”, ressalta Jales destacando também o baixo desempenho das redes públicas municipais.
A Seduc faz um acompanhamento direto nas escolas, através de supervisores regionais que dão o suporte técnico e trazem os problemas que porventura surjam, como falta de internet, computador, telefone ou até de empenho de alguma escola, contando com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo dados da Estatística, apenas as escolas José Cipriano, em Paes Landim, Aristides Pedro de Sousa, em Parnaguá, e Zenóbia da Rocha, em Canavieira, ainda não concluíram o Censo, mas já estão sendo assistidas.
Esses dados servirão de base para todas as políticas do Ministério da Educação voltadas a essa etapa de ensino, como distribuição de livro didático, merenda escolar, transporte, além de serem determinantes para calcular os recursos a serem repassados a estados e municípios por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Neste ano, os resultados do Censo Escolar terão uma função a mais: serão a base referencial para aplicação da Prova Brasil. A Prova Brasil oferece resultados de cada escola participante, dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil e é usada para o cálculo de médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Hélder Rocha
Hélder Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário