Educaçâo

Historiador piauiense recebe Prêmio Jabuti

João Kennedy fala de sua participação na cerimônia de entrega do Prêmio

O professor João Kennedy Eugênio, do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí, foi um dos vencedores da 54ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Humanas, com o livro Ritmo Espontâneo - o organicismo em Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda. A solenidade de entrega do prestigioso prêmio aconteceu em São Paulo, no dia 28 de novembro deste ano. Concorrendo com centenas de autores de todo o Brasil, J. Kennedy tornou-se o primeiro autor piauiense a ganhar o Jabuti, um feito notável.
O Jabuti é o mais importante prêmio literário do Brasil. Idealizado por Edgar Cavalheiro, então presidente da Câmara Brasileira do Livro, teve sua primeira edição realizada em 1959. Ao longo desses anos, ganhou importância, diversificou-se e, hoje, contempla 29 categorias literárias, do livro infantil à reportagem, passando pelo romance, conto, poesia, ensaio e até ilustração. Kennedy, um pesquisador sério e criterioso, concorreu com sua tese de doutorado, agora transformada em livro, que tem como foco a obra Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda.
Para João Kennedy, a premiação foi uma conquista por destacar uma tese de grande valor para a História do Brasil, partindo de uma pesquisa feita por um piauiense a respeito dos estudos do historiador Sérgio Buarque de Holanda, considerado por acadêmicos e estudiosos um dos mais importantes intelectuais brasileiros. "Este prêmio representa, sobretudo, um reconhecimento, já que ele é dado na categoria Ciências Humanas a partir de um critério fundamental, que é o de originalidade". Kennedy ressalta: "A pesquisa é muito profunda, muito vasta, trabalhando com questões inéditas, que ainda não haviam sido tocadas; tanto a abordagem organicista - propriamente dita - quanto o fato de que, pela primeira vez, aponto que os fundamentos de Raízes do Brasil estão em dois pensadores da antiguidade: Aristóteles e Heráclito de Éfeso".
A dedicação do professor João Kennedy tem o seu reconhecimento na premiação representada pela estatueta de um jabuti marcado pelas letras do alfabeto brasileiro. Sua importância vai um pouco além: consagra também a comunidade acadêmica piauiense, levando o nome da Universidade Federal do Piauí a um evento de tamanha expressão. O presidente da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) Ricardo Alaggio acompanhou todo o processo de inscrição do trabalho de Kennedy até o desfecho final.  Para ele, "O prêmio do professor, além de merecido, foi muito importante para a nossa editora (EDUFPI), para a universidade e para toda a comunidade acadêmica e cultural do Piauí. Do ponto de vista da editora, a qual represento, isso valoriza a marca da universidade, as obras da editora, dos professores e de todos os que publicam livros através da Universidade Federal do Piauí". 
Apesar de ter sido uma pre-meação inesperada, João Kennedy afirma que tinha consciência do valor de sua pesquisa. "A ideia chave do livro é que existe uma visão de mundo organizando os textos de Sérgio Buarque de Holanda desde 1920 (quando ele estreia como escritor) até 1957 (quando, publica Caminhos e Fronteiras). O organicismo parte da ideia de que toda cultura é um organismo peculiar como todo ser humano. 

Diáriodopovo

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.