Iniciada no segundo semestre de 2012 com prazo de conclusão de oito meses, a obra está paralisada faz mais de quatro meses e não há qualquer perspectiva de quando será retomada.
Anunciada como espaço de integração da comunidade do conjunto habitacional Morada Nova, em Picos, a Praça dos Esportes e Cultura (PEC) foi abandonada pelo governo federal. Iniciada no segundo semestre de 2012 com prazo de conclusão de oito meses, a obra está paralisada faz mais de quatro meses e não há qualquer perspectiva de quando será retomada
O projeto de construção da PEC no bairro Morada Nova, em Picos, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), do governo federal. A obra está orçada em dois milhões e duzentos mil reais e deveria contar com um espaço de três mil metros quadrados de área construída.
Segundo a presidente da Associação de Moradores do Conjunto Morada Nova, Maria Inês Costa, desde que as casas foram entregues aos moradores em 28 de novembro de 2012, que a obra já estava em execução. Porém, faz mais de quatro meses que o serviço paralisou, deixando a comunidade decepcionada.
“Recebemos representantes da Secretaria Municipal de Picos que vieram até o bairro falar sobre o projeto da praça, como seriam trabalhadas as ações da comunidade dentro desse espaço cultural e os moradores ficaram empolgados. Entretanto, a obra simplesmente parou e não se sabe ao certo por qual motivo”, comentou Inês Costa.
A presidente da associação diz que existem pelo menos duas versões para a paralisação da obra. Uma dá conta que o governo federal teria deixado de repassar o dinheiro e a outra de que a construtora responsável teria desvinculado algo da licitação, a fiscalização veio e teria vetado o serviço.
Inês Costa, presidente da Associação de Moradores do Morada Nova |
“Estamos esperando uma explicação da Prefeitura para que venha dar uma posição aos moradores, pois aqui é a comunidade do nunca teve. A gente nunca teve uma escola, nunca teve um posto de saúde e necessitamos desses benefícios”, defende a presidente da Associação, Inês Costa.
Outro lado
A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Oneide Rocha (PT), confirmou que a obra está paralisada desde o final do ano passado.
Segundo Oneide Rocha, a construtora responsável pela obra teria desviado um pouco do projeto original, por isso a obra não foi aprovado pelos técnicos da Caixa Econômica Federal e a etapa seguinte dos recursos não foi repassada. “Mas esse problema já está sendo sanado e acreditamos que a obra será retomada”, prevê.
Estrutura
Pelo projeto original, a Praça dos Esportes e Cultura de Picos contará com dois edifícios multiuso dispostos numa área construída de três mil metros quadrados, situada no conjunto Morada Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário