Ana Maria Braga já enfrentou três cânceres: um de pele, um no canal anal e, mais recentemente, um no pulmão. Mesmo acreditando que o último tumor surgiu devido ao tabagismo, a apresentadora diz não conseguir parar de fumar.
“É um risco que toda pessoa que fuma tem e eu achei que estava imune”, afirmou em depoimento que fez ao vivo em seu programa, Mais Você (TV Globo), em 2015, para revelar que estava tratando um novo câncer.
Em entrevista à revista Veja Rio, Ana Maria contou que fuma cerca de um maço de cigarros por dia e que sua dependência é tanta que ela até pensa em se internar em uma clínica por um mês para tratar o vício.
Fumantes têm mais risco de ter câncer?
Câncer de pulmão
Na maioria dos casos, o câncer de pulmão está diretamente relacionado ao tabagismo, até mesmo quando o fumante é passivo. Ou seja, a pessoa não fuma, mas convive com fumantes.
O cigarro é tão prejudicial para a saúde dos pulmões, traqueia e brônquios que o risco de um fumante ter câncer nos pulmões já diminui apenas 20 minutos depois de parar de fumar.
A inalação de agentes químicos, como radônio, amianto e arsênio, de poeira e poluição também são fatores que podem desencadear o aparecimento do tumor.
Outros tipos de câncer
Apesar de comumente estar associado ao câncer de pulmão, o tabagismo pode desencadear diversas outras doenças graves. Segundo o site do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o cigarro também é fator de risco para o câncer no canal anal, que foi o que Ana Maria teve em 2001, e para vários outros tipos de câncer, como o de pâncreas.
De acordo com o cirurgião oncologista Felipe Coimbra, fumantes têm até três vezes mais chances de ter câncer no pâncreas.
Não fumar também ajuda na prevenção da leucemia, do câncer de estômago e ainda é capaz de reduzir em quase 30% os riscos de uma mulher ter câncer de mama.
Riscos de fumar
Giovanna Mazzeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário