Educaçâo

Wellington participa do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões em Floriano

Durante encontro com atores, Dias discutiu novas ações para cultura do estado.

Governador com atores que participaram do encontro (Paulo Barros)
O governador Wellington Dias visitou a cidade cenográfica do município de Floriano onde foi realizado, entre os dias 8 a 12 de novembro, a 12ª edição do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. O encontro proporcionou uma imersão no imaginário atual do Cinema Brasileiro e reuniu grandes nomes da TV como Paulo Betti e Dedé Santana em palestras e oficinas.
Durante o encontro com os atores, Wellington discutiu novas ações para a cultura do estado. Na oportunidade, Paulo Betti falou sobre o desejo de produzir um filme sobre Mandu Ladino, onde será contada a história do guerreiro que junto a outros índios se revoltou e resistiu à dominação dos colonos, opondo-se a alguns fazendeiros entre os anos de 1712 a 1719.
“Existe já um roteiro sobre a obra, mas nós sabemos que um filme é sempre algo bem trabalhoso e demorado, a gente tem até uma certa ansiedade, às vezes, e eu já estive aqui em Floriano e fui na casa do Anfrísio que escreveu a obra Mandu Ladino e já fizemos um roteiro para o filme e quem sabe agora com essas leis de incentivo à cultura a gente coloque esse projeto em prática. Pois, por meio da análise do roteiro, é que podemos definir o orçamento e Mandu Ladino é história que envolve combates, muita ação e isso requer muita organização e um investimento alto, mas vale a pena por ser uma história muito bonita, com romance, heroísmo, de fato uma história de orgulho para o estado do Piauí”, disse Paulo Betti.
A 12ª edição do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões traz a exibição de diversos longas, tendo como destaque o longa-metragem Torquato Neto – Todas as Horas do Fim, do Rio de Janeiro, do diretor Eduardo Ades e Marcus Fernando, que traz o universo do Anjo Torto para as telas do cinema nacional, além de oferecer gratuitamente oficinas, palestras e workshops.
O coordenador do 12º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões, Cesar Crispin, falou das oportunidades que esse evento traz aos piauienses, “o Piauí realiza, desde 2006, exatamente há 12 anos, o Encontro Nacional de Cinema dos Sertões que tem como objetivo a exibição de longas e ofertar cursos e workshops a interessados nesta área do cinema. Durante o encontro, também há premiação de filmes, e é um diferencial, pois estamos trabalhando desde o estreante até o mais profissional. Aqui você tem a oportunidade de aprender com grandes nomes da TV e cinema como Paulo Betti, Dedé Santana, e essa é uma oportunidade que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) dá a todos os piauienses, a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre o cinema nacional”, disse Crispin.
Marina Ribeiro

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.