Educaçâo

Cerca de 100 Pontos de Cultura estão fechados no PI

O governo estadual está deixando morrer os Pontos de Cultura existentes no Estado por não fazer a contrapartida do convenio feito com o Ministério da Cultura.
Dos 113 pontos do Piauí quase 100 deles estão fechados por falta de repasse do Governo do Estado, segundo convênio assinado entre os dois entes oficiais.
O Ministério da Cultura já realizou o repasse da primeira parcela do convênio de 14 milhões de reais e não enviou a segunda porque o governo do Estado não repassou a sua contrapartida no valor de R$ 3, 6 milhões.
O coordenador do programa Mais Cultura da Fundação Cultural do Piauí – Fundac, Roberto Saboia, esclareceu que estão aguardando o repasse da contrapartida do governo do Estado para que o programa seja retomado.
Segundo o coordenador, os técnicos do Ministério da Cultura fizeram a fiscalização dos pontos de cultura do Piauí e estão aguardando a contrapartida para que seja feito o repasse da segunda parcela.  
Iniciado no ano de 2005 na gestão do ex-governador Wellington Dias e do Ministro Gilberto Gil o Piauí foi o Estado que criou a 1ª Rede Estadual de Pontos de Cultura do Brasil e foi uma espécie de laboratório dos pontos de cultura.
No ano de 2007 o programa foi ampliado mas hoje passa pela crise da falta apoio e os pontos que estão em funcionamento se deve às  atividades que já desenvolviam.
Gilvano Quadros, membro do Conselho Nacional de Pontos de Cultura, disse que outros estados também estão em crise pois aconteceu uma tentativa de desmobilização e desarticulação dentro do próprio Ministério através da secretária Márcia Porto mas voltou animado do Fórum Social Temático em Porto Alegre onde aconteceu reunião do Conselho coma nova secretária Márcia Gutemberg que prometeu dar continuidade e atualizar os repasses de parcelas atrasadas.
No bairro Parque Piauí deveriam estar funcionando o “pontão” de cultura no Movimento Hip Hop mas está fechado e no Centro Social Urbano – CSU onde deveria funcionar um segundo ponto também está fechado. A coordenadora do CSU, Maria Alice Oliveira, explicou que desde 2009 os equipamentos de um estúdio de áudio e vídeo estão guardados numa sala sem serem montados.
Outros pontos de cultura, em Teresina são: ABD/Antares, Âncora – Poti Velho, o Cara Alegre, Violeiros, Instituto Punaré, Coisa de Nego, Fundação do Cordel, Diversão e Arte – Fetag, Hip Hop etc.
Fonte: Acessepiaui

Um comentário:

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

O sistema de pontos de cultura é falho popr si próprio. Muito cheio de burocracia, amarras, entraves. A entidade fica presa a um tabela de atividades prevista para 3 anos, que não leva em conta aumento de preços, que não permite liberdade de trabalho, em que tudo tem que ter concorrência de preços e toda despesa se faz através de cheques. A presatação de contas é mal feita. E os valores não permitem a utilização dos recursos para as despesas básicas dos pontos. Tem que falir.

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.