Educaçâo

Eleições 2012: Qual caminho João Unimagem deverá seguir

Joãozinho Unimagem

Sem dúvida alguma o assunto mais palpitante do início de semana, na área política, foi o acordo feito domingo entre o vice-governador do Piauí, Moraes Sousa Filho e o tio, Francisco de Assis de Moraes Sousa (Mão Santa), ex-senador da República.
O que era quase impossível, para alguns, (a união da família Moraes Sousa em torno de um projeto político), terminou se confirmando: Mão Santa sai candidato a prefeito de Parnaíba como total apoio do sobrinho, vice- governador do Estado, que tem pretensões de ser candidato a governador em 2014, com o apoio do tio, liderança política inconteste. E que esteja ele  imbuído do mandato de prefeito do segundo maior colégio eleitoral do Piauí. Seria uma troca: O apoio de um em 2012 condicionado ao apoio do outro em 2014.

Para onde vamos?

E aí, para onde irão os demais partidos da base aliada do governo do Piauí, alguns já com seus planos em formatação, visando apresentar candidaturas majoritárias próprias, que não passavam, em nenhuma hipótese, pela possibilidade de um apoio à candidatura Mão Santa, já abençoada pelo governador Wilson Martins e seu vice, Moraes Sousa, filho?

Situemo-nos no caso específico dos partidos PC do B e PDT, com acordo selado e sacramentado, para lançar Fernando Gomes e João Unimagem candidatos a prefeito e vice-prefeito (não necessariamente nessa ordem)?
O vice- governador Zé Filho vai fazer pressão para João Unimagem mudar de rota e sair candidato a vice de Mão Santa? Comenta-se que sim, usando também suas armas para cooptar outras agremiações.
Vai haver pressão de parte do próprio governador para que todos os partidos aliados, em nível estadual (e aí entrariam PDT e PCdoB) somem-se ao bloco de apoio ao tio do vice- governador?

Previsões e prognósticos

Dizem os analistas políticos que o vice- governador Zé Filho vai tentar. Se não conseguir “de boa”, que João Unimagem deixe o projeto que tem com Fernando Gomes e abrace o “plano B”, saindo candidato a vice- prefeito de Mão Santa,  partirá para a “ignorância”, ou seja, vai ao governador Wilson Martins pedir que este dê uma “chamada”  nos comandantes do PDT, deputado Flávio Nogueira e no pai dele, presidente do IAPEP, para que exijam que Joãozinho fique com Mão Santa. Ou então não terá legenda para sair candidato. E farão a seguinte imposição: Ou fazem isso ou perderão os cargos que possuem no Estado.

Cabe a Joãozinho da Unimagem dar uma de macho. Aproveite que o cavalo está passando selado. “Se ficar com Mão Santa estará enterrando seu futuro político”, é o que dizem observadores. Se desejar prosseguir em busca de uma carreira solo, terá que pensar bastante no que fará daqui para frente. Conversas de pé de ouvido, não faltarão.

O vereador Fernando Gomes, por seu turno, afirma acreditar que Joãozinho vai manter a palavra e continuar com o projeto de apresentar uma candidatura majoritária opcional, apenas com o beneplácito da população, sem o carimbo de ser necessariamente uma candidatura governista.

Fonte: B.Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

ELE TEM QUE SEGUIR O SEU PROJETO DE GANHAR COMO PREFEITO E COLOCAR ESSES BANDO DE POLÍTICOS QUE NÃO FAZEM NADA PRA FORA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE PARNAIBA.

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.