Educaçâo

Alberto Silva: um ano de sua morte 


Há um ano o Piauí perdia um dos nomes mais marcantes de sua história política: Alberto Silva, que foi prefeito de Parnaíba, deputado federal, senador e governador por duas vezes.
A data será lembrada por familiares, amigos e admiradores com a realização de missa às 9h, na sede do PMDB, bairro São João. Alberto Silva morreu na madrugada do dia 28 de setembro de 2009, aos 91 anos, por insuficiência cardíaca, após complicações respiratórias – o político foi internado no Hospital de Brasília por infecção pulmonar. O ex-governador lutava havia anos contra um câncer de próstata e em seu último mandato ausentou-se por meses da Câmara, renovando licenças médicas constantemente.
Formado em Engenharia Civil e Mecânica, Alberto Silva era também engenheiro eletricista. O ex-deputado fez carreira política na União Democrática Nacional (UDN), Aliança Renovadora Nacional (Arena); Partido Popular (PP); e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Seu primeiro mandato como governador do Piauí deu-se no período de 1971 a 1975 – sob nomeação, já que à época o País vivia sob a ditadura militar; foi eleito, democraticamente, para o mandato de 1987 a 1990.
Alberto Silva elegeu-se deputado federal em 1994 e senador em 1998. Em 2006, então presidente regional do PMDB, foi eleito deputado federal. Sua atuação política foi marcada pelo empreendedorismo e por uma visão vanguardista e desenvolvimentista do estado. Entre suas realizações mais lembradas estão o estádio Albertão e a Maternidade Dona Evangelina Rosa, o asfaltamento a avenida Frei Serafim, construção da sede da Universidade Federal do Piauí, da sede do Tribunal de Justiça do Piauí, o Centro de Convenções Dirceu Mendes Arcoverde, o Quartel General da Polícia Militar do Piauí, o metrô de Teresina e o Parque Potycabana.
O Dia.

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.