A Seleção Feminina Brasileira de Pesca retornou da África do Sul com o ouro do Campeonato Mundial, conquistando o hexacampeonato da modalidade. A competição reuniu mais de 200 atletas de 16 países, entre os dias 7 e 14 de novembro, em Langebaan, na costa do Oceano Índico. O título inédito faz com que o país se torne o único a ostentar seis títulos mundiais de pesca de costa.
Marta Xavier (RJ), Érica Martins (RJ), Luíza Sano (SP), Marisa Hasegawa (SP), e Vilma Domiciano (SP), foram as atletas que compuseram a seleção feminina, juntamente com o técnico Paulo Sano.
O presidente da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos, Eduardo Bracony, que esteve presente nas seis conquistas do país, ressalta o feito inédito e a determinação dos atletas. “A bandeira do Brasil esta no lugar mais alto da pesca mundial. Com garra e determinação, os atletas escreveram com letras de ouro na história do esporte brasileiro.”
O destaque do campeonato ficou com Marta Xavier, que fisgou 52 peças com 65,400 kg, o maior número de peixes numa só prova, um recorde para competição.
A equipe masculina conquistou o 13º lugar por equipe. O atleta Jorge Hasegawa trouxe duas medalhas de ouro e pescou o maior peixe da história do mundial, uma raia, e fisgou o maior cação, peixe alvo do torneio.
O Brasil foi campeão mundial duas vezes na França (1988 e 2001), duas em Portugal (1995 e 1998), e uma no Brasil, em Vitória, em 2007. O próximo mundial será em 2011 na Itália.
Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte

Nenhum comentário:
Postar um comentário