A Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) já confirmaram as primeiras modalidades da I Paraolimpíada Estadual: atletismo, basquete, futsal e natação. Agora, o Governo do Estado trabalha para trazer um grande nome do esporte paraolímpico brasileiro. O mais cotado é o nadador Clodoaldo da Silva, principal nome do Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Sidney (2000) e Atenas (2004).
Concebida para incentivar e dar condições para que as pessoas com deficiência pratiquem esportes, a I Paraolimpíada Estadual deverá ser lançada oficialmente no fim de março. Com a realização do torneio, o objetivo da Fundespi e da Seid é colocar o Piauí dentro do calendário de competições paraolímpicas que acontecerão até os Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Embora atletismo, basquete, futsal e natação já tenham sido confirmadas como as primeiras modalidades da I Paraolimpíada Estadual, outras ainda podem ser incluídas nos próximos meses. Outro aspecto que está definido é a premiação. Os destaques da competição receberão seus respectivos prêmios em evento no dia 9 de junho, Dia Estadual da Pessoa com Deficiência.
Depois da instalação da Federação Piauiense de Esportes para a Pessoa com Deficiência, ocorrida na última semana, o próximo passo para fortalecer a I Paraolimpíada Estadual é conseguir um “padrinho”. Para isso, o Governo do Estado trabalha para trazer o nadador paraolímpico Clodoaldo da Silva.
Aos 32 anos, o paraibano Clodoaldo da Silva é um dos maiores nomes do esporte paraolímpico brasileiro. Ao nascer, sofreu com a falta de oxigênio durante o parto, o que acabou afetando a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora. Nada disso, porém, impediu que, nos Jogos Paraolímpicos de Sidney (2000), ele conquistasse três medalhas de prata e uma de bronze. Quatro anos depois, nos Jogos Paraolímpicos de Atenas (2004), ele foi ainda mais longe, conquistando seis medalhas de ouro e uma de prata, entrando para a história da natação paraolímpica brasileira como o maior medalhista da modalidade.
Flávio Meireles
Nenhum comentário:
Postar um comentário