![]() |
Sec. Educação fala do fim da greve |
Depois de 15 dias sem aula, os alunos da rede pública de ensino comemoram. Após proposta apresentada pelo governador Wilson Martins e pelo secretário estadual de Educação, Átila Lira, os professores decidiram acabar com a greve e voltar às salas de aula.
O reinício do período escolar já tem data marcada, será na próxima quinta-feira (10), logo após o Carnaval. Para dar as boas-vindas aos alunos, professores e funcionários da rede pública de ensino, o secretário já programou várias visitas a escolas para este dia. “O que queremos agora é a união de todos para construirmos uma nova escola”, reafirmou.
O reajuste nos salários foi a última reivindicação atendida. Anteriormente, o Governo já havia concedido aos professores os acessos, as promoções e outras reivindicações como licenças-prêmio e mudanças de nível.
“Foi o que disse desde o começo: o piso salarial deveria ser definido pelo MEC. Quando chegasse nossa vez, imediatamente, reajustaríamos os salários do magistério piauiense. O reajuste foi concedido, o salário de R$ 1.024,00 foi para R$ 1.187,00. Após a conversa com o sindicato da categoria, sobre a revisão salarial, o que agradou aos professores, chegamos ao fim da greve”, disse o secretário.
De acordo com o secretário Átila Lira, as escolas que ainda não iniciaram o ano letivo cumprirão os 200 dias obrigatórios e terão que repor os 15 dias perdidos durante a greve. E foi acordado também que o reajuste fosse retroativo a janeiro, garantindo que o ponto não fosse cortado. Os professores devem voltar ao trabalho na quinta-feira, após o carnaval”, comentou.
Lira reafirmou ainda o seu compromisso com a educação, mas comentou que os professores do Piauí não poderiam fazer um movimento como este no início do ano letivo. “Este ano as escolas públicas farão a prova Escola Brasil, que avalia em que situação se encontram alunos e os professores da rede pública. Agora teremos que correr contra o tempo e qualificar nossos alunos para que se saiam bem”.
Por fim, o secretário agradeceu aos professores pelo fim da greve e pediu que todos se empenhem para melhorar a educação no Piauí. “Solicito o apoio de todos os magistérios. Vamos trabalhar por uma nova escola".
Foto: Kalberto Rorigues/PK
Nenhum comentário:
Postar um comentário