Educaçâo

Governo e Fazenda da Paz ampliam ações de combate às drogas

A Fazenda da Paz e o Governo do Estado se preparam para implantar mais ações de combate ao crack e projetos de tratamento de dependentes químicos. Após a regularização do pagamento dos repasses mensais, no valor de R$ 36 mil, o governador Wilson Martins quer agora ampliar a cobertura da instituição que lida com dependentes, na campanha Vida Sim, Crack Não.
De acordo com Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz, uma reunião realizada na semana passada formalizou os acertos para o pagamento dos repasses de janeiro a março. “O governador nos explicou que tudo será pago até o mês de junho, em três parcelas. Com isso, deixamos esse assunto para trás para começarmos a aumentar nosso raio de ação no combate às drogas no Piauí, principalmente o crack”, salienta.
Célio explica que, a princípio, os planos estão voltados para reforçar dois projetos que já vinham sendo encaminhados. Um deles é a Comunidade Terapêutica Luz e Vida, que fica em Teresina e é mantida em parceria com a Sasc e o Emater, em trabalhos de desenvolvimento agrícola e também de atendimento aos internos em setores como educação, qualificação, saúde, apoio psicossocial e para atividades agroindustriais.
O outro projeto é a Fazenda Terra da Esperança, que fica em Timon e também mantém parceria com a Sasc. “O Governo do Estado, hoje, nos financia para realizarmos o tratamento de 60 dependentes químicos. Estamos estudando os meios para conseguir ampliar esse número. A ideia é conseguir dar suporte ao maior número de dependentes possível, afastando-os do mundo das drogas e da marginalidade e dando a eles a oportunidade de voltarem ao convívio social já capacitados para ingressar no mercado de trabalho”, detalha o coordenador.
Além das ações de fortalecimento do tratamento de dependentes químicos, o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Piauí, que é presidido por Célio, está organizando um encontro no próximo dia 2 de maio para reunir os municípios e discutir ações de combate específicas para cada cidade. “Vivemos uma situação onde é necessário maior empenho dos municípios, já que 99% deles não possuem planos de erradicação das drogas. Por isso, temos que ter um maior envolvimento dos prefeitos”.
Célio conclui dizendo que o presidente do Conselho Nacional Anti-drogas, Aloísio Andrade, vai estar presente no evento, onde serão homenageadas várias personalidades do Estado. “Entre elas está o governador Wilson Martins, que criou essa importante campanha Vida Sim, Crack Não!”.


Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.