Educaçâo

Seminário Estadual de Educação em Prisões foi aberto nesta quarta

Seminário Estadual de Educação em Prisões

Foi dado início nessa quarta (25), o Seminário Estadual de Educação em Prisões, com objetivo de criação do Plano Estadual de Educação em Prisões no Estado do Piauí. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Justiça e Secretaria Estadual da Educação. O evento que ocorreu esta manhã no Centro Guadalupe das Irmãs de São José, e contou com o apoio e presença de Oscarina Maria da Silva (Secretaria Estadual da Educação), Paula Maria Mazulo (Ministério do Trabalho), Francisco Soares (Conselho Estadual de Educação), vereador Décio Solano Nogueira (representante da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal), Maria Glória Moura (UFPI), Rosângela Maria Queiroz (Secretaria da Justiça) e do secretário Estadual da Justiça, Henrique Rebelo.
O secretário fala sobre a importância da implantação do plano Estadual de Educação em Prisões, que será um instrumento norteador das políticas educacionais para os estabelecimentos prisionais do Estado, visando estabelecer políticas educacionais para o fortalecimento da oferta e a elevação do padrão de qualidade da Educação de Jovens e Adultos nos estabelecimentos penais. “Educação liberta, emancipa, forma e transforma, por isso acreditamos na importância da educação” afirma Henrique Rebelo.
O plano de educação nos sistemas prisionais tem como objetivo maior, diminuir os casos de reincidência penal e preparar os detentos para uma nova vida, uma nova oportunidade de reintegração na sociedade, além de alfabetizar, ensinar e preparar para o mercado de trabalho, pois o direito a educação deve ser respeitado e a Secretária da Justiça juntamente com a Secretaria da Educação reconhecem a importância desse projeto. “Não podemos privá-los dos direitos básicos como a educação, pois uma boa educação pode melhorar uma nação dando mais qualidade de vida”, enfatizou a professora Zuleide Frazão, coordenadora do setor de Educação da Secretaria da Justiça.
O secretário da Justiça fala ainda que este projeto já existe em dois estados, Ceará e Paraíba, e que o Piauí está sendo o terceiro estado a dotar esta visão e atitude sobre o sistema carcerário, projeto chamado de “Educar para a Liberdade”. Por fim o secretário destaca que estará acompanhando o projeto pessoalmente, onde serão realizadas reuniões a cada três meses para melhor acompanhamento do mesmo.

Foto: Conceição Santos


Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.