Educaçâo

Ceir faz 110 mil atendimentos e se consolida como referência em reabilitação

Histórias de superação, determinação, vontade e persistência. Essa é a realidade de pacientes que fazem tratamento no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que, desde sua inauguração em maio de 2008, já realizou mais de 250 mil atendimentos - cerca de 110 mil somente em 2011, ultrapassando todas as metas previstas.
O Ceir trabalha a reabilitação de pessoas com deficiências físicas ou motoras estimulando-as a superarem os próprios limites e conquistarem mais independência, qualidade de vida, contribuindo assim, de forma decisiva para a inclusão social.
Michele Costa, de 33 anos, sabe bem o significado da palavra superação. Há cinco meses ela sofreu um grave acidente de trânsito que comprometeu grande parte do seu sistema locomotor. O trauma foi tão grave que Michele não conseguia, sequer, se sentar.
“Eu não conseguia nem sentar e hoje faço muita coisa que não fazia antes, como por exemplo, ficar de pé. O tratamento realmente ajuda muito e eu fiquer surpresa e encantada com a qualidade na estrutura e no atendimento realizado no Ceir. E tudo isso de graça para a população”, disse Michele. A jovem participa das sessões de fisioterapia e terapia ocupacional da instituição, que entre outros objetivos, visam proporcionar a independência ao paciente na execução de suas atividades de vida diária.
No Ceir, o tratamento de reabilitação física é multiterápico, ou seja, o mais completo possível com a disponibilização multi e interdisciplinar de serviços como arte-reabilitação, enfermagem, especialidades médicas, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, musicoterapia, nutrição, odontologia, oficina ortopédica, pedagogia, psicologia, reabilitação desportiva, serviço social e terapia ocupacional.
O Centro também possui um parque industrial da Oficina Ortopédica que produz próteses, órteses, coletes, sapatos ortopédicos, dentre outros meios auxiliares de locomoção, e inaugurou recentemente um Centro de Diagnóstico, com equipamentos de última geração, tudo disponível através de convênio com o SUS, ou seja, gratuito para a população.
Manoel Francisco foi um dos pacientes beneficiados pelos produtos da oficina ortopédica. Natural de Castelo do Piauí, cidade localizada a 190 km de Teresina, ele viaja toda terça-feira à capital para acompanhar as sessões de reabilitação desportiva do Ceir. Manoel perdeu a perna direita em um acidente de trânsito e ao ter acesso aos tratamentos oferecidos do Ceir, solicitou a prótese do membro. “A prótese melhorou muito a minha vida, Hoje eu posso passear e fazer as atividades da vida diária normalmente”, conta Manoel. A Oficina Ortopédica realizou cerca de 11 atendimentos neste ano.
“O ano de 2011 foi de muito trabalho, de muitos ajustes, e, principalmente, de muitas conquistas. Tivemos resultados fantásticos, com o reconhecimento e apoio do Governo do Estado, da Fundação Municipal de Saúde, dos políticos, das instituições, mas, principalmente da sociedade, que é objetivo de fato de nossa existência”, destacou o superintendente Administrativo do Centro, Edson Arruda Filho. Para ele, o ano de 2011 foi de consolidação do Ceir na sociedade piauiense.
Novos serviços para a população
O Centro Integrado de Reabilitação também ampliou os serviços oferecidos para a população, com a implementação do Ceir Móvel, composto por um ônibus e um caminhão, inaugurados em agosto de 2011, e que descentraliza os serviços da Oficina Ortopédica para atender com mais eficiência a população do interior do Estado; e a inauguração do Centro de Diagnóstico, inaugurado em outubro, que  possui equipamentos de última geração, incluindo o primeiro aparelho de ressonância magnética público do Estado do Piauí.
O Ceir Móvel disponibiliza cadeiras de rodas, muletas, andador, calçados para pés diabéticos (botas, coletes, próteses talas de lona, goteiras, ataduras gessadas e materiais informativos para a população. Em 2011 , visitou as cidades de Água Branca, Piracuruca e Paulistana e realizou mais de 2 mil atendimentos, e está com o calendário montado para atender dezenas de outras regiões em 2012. 
Já o Centro de Diagnóstico é credenciado pelo SUS para realizar exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, audiológicos, cardiológicos, radiografia, ultrassonografia, neurológicos, pneumológicos, urológicos, laboratoriais dentre outros.
Além de atender os pacientes do Ceir, o Centro é aberto à população em geral e a estimativa é que sejam realizados cerca de 7.500 exames por mês.
O Ceir é o coração da Rede Estadual de Reabilitação, que hoje atende mais de 40 regiões do Piauí. O Centro é uma realização do Governo do Estado do Piauí com apoio do Governo Federal, mas é gerenciado por uma organização social sem fins lucrativos, a Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação - Associação Reabilitar.

Robson Costa e Glenda Uchoa

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.