Educaçâo

Crianças são formadas em programa de combate às drogas

Solenidade de conclusão do Proerd - crianças recebem certificado (Foto:Vanessa Mendonça)

O governador Wilson Martins participou, na manhã desta terça-feira (14), da solenidade de conclusão do Programa Estadual de Resistência às drogas (Proerd), resultado de parceria entre a Polícia Militar do Piauí e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que trabalha com estudantes da rede pública estadual.
Wilson Martins explicou que esse é o maior programa de prevenção às drogas do mundo, criado em 1983 nos Estados Unidos e implantado no Piauí em 2004. “Esse é um programa de capacitação de crianças para a vida e elas são multiplicadoras do que aprendem. Isso faz com que o programa tenha um alcance maior ainda”, ressaltou.
O Proerd trabalhou inicialmente com mil crianças, informando-as sobre riscos oriundos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Durante o evento, que aconteceu no Quartel do Comando Geral, as crianças fizeram leitura de redações produzidas após a conclusão do curso, destacando o que aprenderam no programa.
Para a dona de casa Maria do Socorro Silva, mãe da estudante Sara Maria, da Unidade Escolar Joel Mendes, a experiência é válida. “Muitas vezes as crianças estão brincando nas ruas e aprendem coisas ruins sem ao menos perceber. O Proerd é uma benção na vida dos alunos, porque aprendem o que é certo e errado e ainda trazem essas informações para casa”, relata.
A concludente Francisca Larissa Rodrigues, 12 anos, da Unidade Escolar Firmino Filho da Silveira, avaliou positivamente o programa. “O curso foi muito bom, aprendi coisas novas, como sobre os riscos da droga e que ela faz mal. Tudo que aprendo, chego logo contando em casa”.
Os estudantes possuem de 9 a 12 anos, fase que antecede a adolescência, e cursam o 5º ano do Ensino Fundamental. O Proerd trabalha, além da prevenção contra as drogas, conceitos de cidadania, direitos humanos, valores morais e contra o bullying. A ideia é fazer com que as crianças tenham senso crítico mais apurado, diminuindo a vulnerabilidade e fazendo com que elas superem as pressões das drogas.
O programa realizou 12 encontros de uma hora durante o período letivo. Neste último encontro, os jovens receberam certificados e apreciaram apresentações artísticas. A previsão, de acordo com a PM, é que o projeto forme 18 mil crianças em Teresina e no interior do Piauí no ano que vem.
Vanessa Mendonça

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.