Educaçâo

Institutos optam por oferta de vagas fora dos grandes centros


Os estudantes de Salinas, município da região norte mineira, a 640 quilômetros de Belo Horizonte, podem concorrer a vagas em sete cursos de graduação oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. As vagas estão abertas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que tem o início das inscrições marcado para sábado, 7.


No câmpus de Salinas, o instituto abre vagas no turno da noite em cursos de licenciatura em biologia, física, matemática e química. No turno integral, para os bacharelados em engenharia de alimentos, engenharia florestal e medicina veterinária.



Como ocorre no câmpus de Salinas, grande parte das vagas dos institutos federais é oferecida em cidades distantes dos grandes centros e nas regiões metropolitanas. “Segurar os estudantes no interior com boas oportunidades de qualificação e futuro profissional é missão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, diz Edson Silva da Fonseca, da diretoria de infraestrutura da rede. Segundo Fonseca, antes de abrir um câmpus e criar cursos, cada instituto faz pesquisas sobre vocações do município e entorno e sobre a carência de profissionais qualificados. A partir do levantamento dos tipos de arranjos produtivos são definidos os cursos e o número de vagas.



Outro exemplo de oferta de cursos superiores no interior do país vem do Acre. Neste início de ano, o instituto federal oferece no estado, por meio do Sisu, um curso de bacharelado em agrecologia e um de licenciatura em matemática, no câmpus Cruzeiro do Sul; no campus de Xapuri, um curso tecnológico em gestão ambiental e um de licenciatura em química. Cruzeiro do Sul, a 632 quilômetros de Rio Branco, tem 75,5 mil habitantes; Xapuri, a 175 quilômetros da capital, tem 16 mil, segundo o censo de 2010 do IBGE.



Vagas — Desde 2010, quando o Ministério da Educação lançou o Sisu para substituir os vestibulares nas instituições federais de educação superior, a participação dos institutos no sistema apresenta crescimento progressivo. Em 2010, na primeira edição, foram oferecidas, pelo sistema, 9.026 vagas e em 2011, 16.879. Neste início de ano, serão 20.071.



Os candidatos a vagas na educação superior pública por meio do Sisu podem consultar, pela internet, a relação das instituições de ensino que aderiram ao sistema para o processo seletivo do primeiro semestre de 2012, cursos que oferecem e número de vagas. Está à disposição um roteiro que orienta o processo de inscrição. As inscrições estarão abertas de 7 a 12 deste mês



Ionice Lorenzoni

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.