Prédios particulares na área tombada terão financiamento para restauração |
O Banco do Nordeste, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Parnaíba, no Piauí, assinam amanhã (11), Termos de Convênio e Contratos de Prestação de Serviços em Parnaíba, às 11h:30min. A parceria visa à operacionalização do Programa de Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados, no âmbito do Programa PAC Cidades Históricas.
O evento contará com a presença do Prefeito Municipal, José Hamilton Furtado Castello Branco, do Diretor de Administração de Recursos de Terceiros do BNB, Luiz Carlos Everton de Farias, do Superintendente Estadual em exercício do BNB no Piauí, Francisco das Chagas S. Lopes, da Superintendente Estadual do Iphan no Piauí, Claudiana Cruz dos Anjos, dentre outras autoridades.
O financiamento para recuperação de imóveis privados é uma das estratégias do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PACCH), ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.
São itens financiáveis a recuperação de fachadas e coberturas, instalações elétricas, hidrossanitárias e de prevenção contra incêndio, elaboração de projetos de arquitetura, engenharia e de restauração, confecção de placas das obras, entre outros. O prazo para amortização do financiamento é de 10 anos, no caso de imóveis para fins comerciais, ou 15 anos para imóveis habitacionais ou mistos. As operações são atualizadas pela variação do INPC e não há incidência de taxa de juros.
Os investimentos são estabelecidos a partir dos Planos de Ação elaborados pelas cidades históricas, envolvendo 42 municípios na área de atuação do BNB, em seguida ocorre a celebração do convênio e contrato, o lançamento de edital para seleção de propostas e, por último, a análise e contratação das operações por parte do Banco.
acesse24horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário