Educaçâo

Condições das comarcas e cartórios do Piauí são precárias, diz corregedor


Em entrevista ao Piauí TV 1ª Edição desta segunda-feira (3), o Corregedor Geral de Justiça do Piauí, desembargador Francisco Antônio Paes Landim, divulgou um relatório sobre a situação de 94 comarcas e cartórios do estado. Para ele, a situação é precária e merece atenção.
Juízes auxiliares e servidores da Corregedoria formaram o grupo que percorreu o interior do estado para detectar os principais problemas. No último dia 30, o desembargador apresentou o relatório aos ministros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon e Francisco Falcão, que determinaram o prazo de 45 dias para a solução dos problemas apontados nas inspeções.
Dentre as diretrizes estabelecidas pelo CNJ, a primeira mudança será aperfeiçoar o Parque Tecnológico que atualmente encontra-se obsoleto. “Para se ter uma ideia da precariedade, há comarcas que ficam com o sistema fora do ar por cinco dias. Somando-se todas essas horas sem conexão, cada comarca fica aproximadamente dois meses sem funcionar em um ano”, disse o desembargador.
Outra medida que o TJ deve providenciar é o treinamento dos servidores da casa. De acordo com Francisco Paes Landim, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já foi contratada para habilitar os 1.110 funcionários do tribunal.
Nesta segunda-feira (3), foi apresentado o primeiro relatório das inspeções nas unidades judiciárias. Após isso,  será divulgado a situação dos cartórios e depois dos presídios.
Inspeção
A inspeção da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí durou 27 dias e percorreu 17 mil quilômetros para detectar os principais problemas das varas, cartórios e presídios do Piauí. Não houve fiscalização somente em dois presídios: Vereda Grande/Floriano e Penitenciária de Oeiras, porque os inspetores do Conselho foram impedidos.
Autor: Portal da Clube

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.