Educaçâo

Bloco de apoio a Elmano racha partidos da base do Governo


A formação de bloco de apoio à reeleição do prefeito Elmano Ferrer (PTB) provocou racha nos partidos aliados do Governo. O PSB, o PMDB e o PCdoB se esfacelaram depois que os dirigentes anunciaram apoio à coligação do prefeito Elmano Ferrer. Dos partidos grandes, os únicos que se mantém unidos no apoio ao prefeito é o PP, que acompanha Elmano desde o primeiro turno, e o PT, que aderiu no segundo turno. 
As maiores divisões ocorreram no PSB do governador Wilson Martins, que aderiu a Elmano no segundo turno, e no PCdoB, que estavam coligados no primeiro turno. No PSB, o próprio candidato a prefeito no primeiro turno, Beto Rego, se insurgiu contra a adesão a Elmano, comandada pelo governador, e anunciou apoio ao candidato do PSDB, Firmino Filho. Ontem, o governador disse que estranhou a decisão e que houve quebra de acordo de Beto Rego com a direção do partido (veja matéria nesta página).
No PCdoB, resolveram aderir a Firmino o secretário estadual de Segurança, Robert Rios Magalhães, e o candidato a vice no primeiro turno, Lázaro do Piauí, enquanto a direção do partido apóia Elmano. Além do apoio político, Lázaro do Piauí está emprestando seu talento de compositor ao PSDB - compôs e gravou o principal jingle da campanha de Firmino no segundo turno, ironizando a formação do bloco de apoio dos partidos a Elmano Ferrer.
No PMDB, o vereador Luiz Lobão e o suplente de vereador Paulo Henrique declararam apoio a Firmino, mesmo o partido tendo indicado o candidato a vice-prefeito de Elmano, o deputado federal Marllos Sampaio. O PMDB fez apenas um vereador na capital, perdendo duas cadeiras. Luiz Lobão foi eleito sem o apoio da direção regional e municipal do PMDB, por isso, resolveu seguir rumo próprio no segundo turno.
A formação do bloco de partidos em apoio ao prefeito também mudou as estratégias dos candidatos no segundo turno. O bloco é formado pelos partidos de sustentação política do Governo do Estado e do Governo Federal. A partir daí, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma entraram na campanha pedindo votos para Elmano Ferrer, que incorporou o discurso petista de defesa e promoção da "presidenta Dilma" e do ex-presidente Lula. 
Elmano diz que o próximo prefeito vai precisar ter respaldo junto ao Governo Federal para trazer recursos para investimentos em Teresina. Firmino Filho, por sua vez, tenta incutir na cabeça do eleitor que é a campanha do partido apoiado pelo povo contra o "blocão dos ricos e poderosos".

Diário do Povo

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.