Educaçâo

MEC pretende mobilizar sociedade pelos 100% dos royalties do pré-sal


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez nesta segunda-feira, 3, em Brasília, apelo à sociedade para que se manifeste favoravelmente à destinação de 100% dos royaties das explorações futuras de petróleo para a educação. Também nesta segunda-feira, foi publicada edição extra do Diário Oficial da União, retroativa a sexta-feira, 30 de novembro, com a Lei nº 12.734, da mesma data, que determina as novas regras de distribuição dos royalties e da participação especial em função da exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos entre os entes da Federação.

Na tarde de sexta-feira, a presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciara que sancionaria a lei com vetos a dispositivos do projeto de lei Congresso Nacional. Ela deverá editar medida provisória que destina à educação todos os royalties e as participações especiais arrecadados com as futuras concessões de petróleo e gás. Também à educação serão destinados 50% do Fundo Social, integrado pelos recursos do pré-sal.

Atualmente, União, estados e municípios aplicam, juntos, 5,3% do produto interno bruto (PIB) em educação, por ano. Pela Constituição, a União é obrigada a aplicar ao menos 18% de suas receitas; estados e municípios, 25%. A MP prevê que os recursos dos royalties para educação serão adicionais aos mínimos exigidos por lei.

O ministro Aloizio Mercadante fez o apelo à sociedade durante a solenidade de lançamento da segunda edição da Conferência Nacional de Educação (Conae), prevista para fevereiro de 2014. “Espero que todas as entidades se manifestem fortemente neste final de ano, apoiando a MP”, pontuou. “Vamos buscar mobilizar professores, estudantes, famílias, o povo brasileiro para defender esse legado histórico e preparar o Brasil para o pós-petróleo.”

Segundo o ministro, os royalties são a única fonte de financiamento realista para viabilizar o investimento de 10% do PIB na educação. 

Defesa — Dilma Rousseff também citou a MP em seu programa semanal de rádio, Café com a Presidenta. “Este será, sem sombra de dúvida, o maior investimento que o Brasil vai fazer no presente e no futuro de todos os seus filhos”, destacou. “Estamos trabalhando duro para construir uma economia mais forte e mais competitiva e uma sociedade mais justa, com mais oportunidades, com renda maior, emprego melhor, ascensão social e conquista de direitos para todos.” 

Lei nº 12.734, de 30 de novembro de 2012, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União da mesma data, página 1. 

Paula Filizola

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.