Educaçâo

Substituir alimentos e temperos por opções mais leves ajuda a emagrecer

        Vegetais frescos: Comer mais alimentos como esses - e menos sal -         pode ser o segredo para um coração saudável (Foto: Veja)

Conquistar o corpo ideal costuma ser uma meta tão difícil que às vezes é comum esquecer a importância de pequenas atitudes no ponteiro da balança. Além de caprichar nos exercícios, fazer trocas básicas de alimentos e comer a cada três horas é uma medida eficiente para o emagrecimento, além de ser bem mais saudável. “Sempre que for possível troque um produto industrializado pela versão natural, isso traz benefícios para emagrecer e para a saúde”, conta Daísa Pinhal, nutricionista do Oba Hortifruti. 

O nutricionista clínico e funcional Fábio Bicalho, reforça que as substituições devem ser feitas por alimentos que tenham nutrientes, como as hortaliças e frutas. Na dúvida, opte sempre pelas versões integrais, que possuem carboidratos complexos e gastam muitas calorias para serem digeridos. 

Saiba que itens básicos do dia a dia podem ser trocados por produtos mais saudáveis e menos calóricos:

Sal

“O sal retém líquidos e não deve ser usado por hipertensos. No lugar, é possível usar e abusar dos temperos e ervas, que adicionam sabor e são supersaudáveis”, ensina Daísa. Se temperos não te agradam, a dica do doutor Fábio é usar o gersal, sal marinho ou do Himalaia, que dão o mesmo sabor mas possuem menos sódio. 

Açúcar

“Apesar de agradar ao paladar, o açúcar refinado tem baixo valor nutricional, além de aditivos químicos, que o tornam nocivos a saúde. Por isso, deve ser sempre que possível substituído pelos adoçantes naturais ou químicos”, diz a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão. Daísa explica que não importa o tipo de refinamento, o açúcar sempre terá o mesmo número de carboidratos. Para evitar danos à saúde, ela diz que o mel pode ser uma boa opção, já que é natural, mas deve ser usado com cautela, pois também contém calorias. “Quem quer emagrecer pode usar o agave e stevia. Aqueles que não estão com sobrepeso podem optar pelo açúcar mascavo”, completa Fábio. Se você está em guerra com a balança, o melhor mesmo é fazer uso dos adoçantes. 

Pão branco

O pão branco é outro item que pede cuidado nas dietas. A farinha branca é um carboidrato simples, que tem teor maior de glicose e são digeridos rapidamente. “O melhor é optar pela versão integral, que tem a ingestão metabólica mais lenta e é rico em fibras, que ajudam na saciedade e gastam mais calorias para serem digeridas”, indica Daísa. De acordo com Fábio, a substituição pode ser feita também por panquecas e crackers de tapioca. 

Margarina e manteiga

As margarinas são muito usadas na cozinha, seja para passar no pão ou no preparo de alimentos. No pão, os nutricionistas aconselham que seja trocada por queijos brancos, como o cottage e a ricota, ou pelo requeijão light, que têm menos calorias e não trazem riscos para o colesterol. “Uma pasta batida de abacate com alho, cebola, salsinha e tomate, ou a mesma mistura com cenoura é uma boa opção”, complementa Fábio. No preparo de alimentos, Daísa aconselha o uso do azeite, que em pouca quantidade não prejudica a dieta e é mais saudável. 

Creme de leite e molho branco

Apesar de saborosos, o creme de leite e o molho branco possuem muitas calorias, e podem ser inimigos da boa forma. Fábio diz que sempre que possível, é interessante trocar por iogurtes naturais, cremes de soja, clara de ovo e até mesmo leite de arroz. 

Leite

“A versão integral é rica em gorduras saturadas que estão relacionadas a complicações cardiovasculares, em contrapartida na versão desnatada, além das gorduras, ficam praticamente isentas da bebida as vitaminas A e D. A melhor escolha é o leite semi-desnatado, que reduz a quantidade de gorduras e conserva as vitaminas”, conta a nutricionista Cintya. 

Molhos para salada

Apesar de apreciados, os molhos prontos para as saladas possuem muitas calorias e sódio, e acabam pesando muito mais que os vegetais escolhidos. “Substitua os molhos prontos de salada, por vinagre, limão e temperos naturais que possuem quantidade menor de calorias e são isentos de sal”, diz Cintya.


Fonte: Daquidali.com 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.