O PDDE Escola Sustentável, programa criado pelo Governo Federal para garantir recursos para que as escolas desenvolvam iniciativas voltadas para a sustentabilidade, pré-selecionou 10 mil instituições de ensino de 310 municípios em estado de vulnerabilidade ambiental. Essas escolas têm prazo até o dia 15 de agosto para cadastrar seu Plano de Ação.
No Piauí, 574 escolas, entre municipais, estaduais e federais, estão aptas a fazer parte do programa, de acordo com a lista disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo Luanas Batista, supervisora de Educação Ambiental, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), "a Educação Ambiental é fundamental para o futuro, pois os jovens devem ser conscientizados sobre a necessidade de cuidar e ter atitude de respeito ao meio ambiente".
O programa destinará recursos para a inclusão da temática socioambiental no projeto político-pedagógico da escola, para o apoio à criação e o fortalecimento de comissões de meio ambiente e qualidade de vida e para a adequação do espaço físico da escola de maneira a aprimorar a destinação de resíduos e obter eficiência energética, entre outras iniciativas.
O PDDE Escolas Sustentáveis, oferecido nos moldes operacionais estabelecidos pelo FNDE, consiste no repasse financeiro, por meio de transferência de recursos de custeio e de capital, para promover ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino e apoiar as escolas públicas das redes distrital, municipais e estaduais na adoção de critérios de sustentabilidade socioambiental, considerando o currículo, a gestão e o espaço físico, de forma a torná-las espaços educadores sustentáveis.
Confira a lista das escolas que devem cadastrar o Plano de Ação e o Manual das Escolas Sustentáveis.
Mais informações:
Gerência de Programas e Projetos Especiais - (86) 3216 3244
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário