Educaçâo

Intercâmbio levará 1500 alunos da rede estadual ao exterior

Na manhã desta terça-feira (27) o governador Wilson Martins juntamente com o secretário de educação Átila Lira estiveram na aula inaugural do Programa de Intercâmbio Estudantil do Piauí. O evento aconteceu no Ceep Monsenhor José Luís Barbosa Cortez – Premen Sul. O programa terá 1500 vagas ara estudantes do ensino médio de escolas públicas do estado que tenha interesse para aprofundar conhecimentos em língua inglesa e espanhola.

a ocasião, o governador também visitou as instalações da escola, que foi reformada recentemente. Com novos laboratórios, salas e refeitório climatizados e auditório com isolamento acústico e sonoplastia, a escola tem capacidade para atender 2600 alunos com cursos de análise clínica, enfermagem, radiologia, nutrição, saúde bucal, endemias e vigilância sanitária. O governador ainda provou de um pudim de maracujá com suco de goiaba no refeitório da escola.


- Isso é um sonho que nós estamos realizando. Eu fui estudante pobre do ensino médio e via que só os ricos tinham oportunidade de fazer um curso de inglês ou espanhol fora do país. Agora nós preparamos ao longo de um ano, planejamos e graças a Deus deu certo. Nós vamos fazer o primeiro curso preparatório para o intercâmbio. São 1500 alunos selecionados e que vão em todas as regionais de educação se inscrever e cada regional terá 60 ou 70 alunos e os melhores alunos nós vamos mandar para os EUA, para o Canadá ou para a Nova Zelândia, onde eles vão estudar inglês. Os que vão fazer o espanhol, vão para a Argentina, ou para o Chile ou para a Espanha e aí sim se preparando para o outro programa de intercâmbio do governo federal que é o Brasil Sem Fronteiras; disse o governador Wilson Martins.

O Programa oferta de forma gratuita um curso intensivo de inglês ou espanhol e, para os alunos aptos ao intercâmbio internacional, bolsas de estudo no exterior. O curso vai aperfeiçoar alunos nas competências de falar, ouvir, ler e escrever em inglês ou espanhol e de se expressar em diferentes situações de comunicação, promovendo o desenvolvimento socioeducativo dos estudantes em um país estrangeiro, bem como, o domínio de uma segunda língua.

De acordo com o secretário da Educação, Átila Lira, o Programa já surgiu com destaque e teve uma aceitação muito boa, tendo em vista que as aulas só acontecerão, a princípio, nos municípios sedes das Gerências Regionais de Educação. "Isso demonstra a motivação que nossos jovens estão tendo em busca de aperfeiçoamento, através do domínio de outra língua, para um futuro profissional melhor", destacou.

Informações da CCOM
 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.