Educaçâo

Municípios do Piauí serão beneficiados com projeto de irrigação

Um projeto de irrigação irá beneficiar 80 mil agricultores familiares de 13 Municípios do sertão do Piauí até o fim de 2014. O projeto levará água a 200 lotes familiares de cinco hectares, portanto, a produção agrícola dos Municípios deverá subir de 5.684 toneladas por ano para 17.584 toneladas. Essa é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)

O foco do projeto é a produção de frutas, especialmente de uva, melão, goiaba, mamão e banana. Hoje, 75 famílias vivem exclusivamente da fruticultura no assentamento, onde há um piloto de irrigação de 90 hectares. As obras do projeto Marrecas-Jenipapo incluem a implantação de estações de bombeamento, reservatórios e canais. Os investimentos totalizam R$ 46,5 milhões, oriundos do programa Mais Irrigação.

A iniciativa abrange os Municípios de São João do Piauí, Simplício Mendes, Dom Inocêncio, Campo Alegre do Fidalgo, Coronel José Dias, Socorro do Piauí, Ribeiro do Piauí, Nova Santa Rita, Paes Landim, Capitão Gervásio, Bela Vista, Pajeú do Piauí e João Costa.

Investimentos
Os investimentos no Marrecas-Jenipapo poderão transformar o Estado do Piauí em um dos grandes produtores de frutas da região Nordeste, especialmente de uva, devido à existência de condições favoráveis de solo, clima e disponibilidade de água.

Com o Mais Irrigação, o Piauí será contemplado com investimentos de R$ 275,7 milhões, destinados ao aumento da produtividade das áreas irrigadas e ao apoio à agricultura familiar – R$ 49,7 milhões estão destinados a dois projetos de responsabilidade da Codevasf.

Fonte: Agência CNM

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.