Educaçâo

Tomate: vale a pena comer todo dia

Legume ou uma verdura? O tomate, na verdade, é uma fruta. No entanto, como ele não é servido como sobremesa na maioria das vezes e sim como prato principal, pode ser considerado pela maioria como um vegetal. No mercado encontramos uma grande variedade, como o italiano, Débora, caqui, cereja, holandês, entre outros. Podem ser doces ou bem cítricos, amarelos, verdes, roxos, laranjas ou vermelhos.

Muito versátil na cozinha, dá um sabor diferente ao alimento quando adicionado. Além disso, o tomate tem baixas calorias, mas só foi valorizado após ser divulgada a presença do antioxidante licopeno com propriedades que ajudam na prevenção do câncer de próstrata. Pela riqueza de nutrientes é um ótimo aliado a saúde e de baixo custo.

Cada tomate deve ter em média cerca de 10 calorias, rico em nutrientes como vitamina A, vitamina C, complexo B, cálcio, potássio.
 
O licopeno é um carotenoide que dá a cor avermelhada ao tomate, ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares, contribui para a prevenção do acúmulo de colesterol ruim, e combate a formação dos radicais livres, o que deixa a pele sempre saudável e com aspecto jovem.

É um fruto que precisa ser escolhido com critério, porque dependendo de seu fornecedor poderá ter muito defensivo agrícola. Procure conhecer onde e como foi cultivado. Temos boas versões orgânicas ou mesmo cultivadas com baixíssimo resíduo de defensivos.

Inclua no seu dia a
dia, em saladas, recheios de sanduíches, refogados ou molhos. 
Fonte: Daquidali 

Parnaiba em Foco Todos direitos reservados http://www.reavendonoticiaesports.com/ Copyright © 2012 - 2015

Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.